Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/06/2015 - 12h11min

Feira do Mel segue até sábado no centro da Capital

Imprimir Enviar
FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A 16ª edição da Feira do Mel, que acontece até sábado (13) no Largo da Alfândega, em Florianópolis, reúne produtores de todas as regiões do estado. Com o objetivo de estimular o consumo do produto, a feira, que já faz parte do calendário anual de eventos da cidade, este ano apresenta 20 tipos de mel de floradas diferentes de Santa Catarina, distribuídos em 12 estandes.
De acordo com o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Nésio Fernandes de Medeiros, durante os quatro dias de feira aproximadamente 60 mil pessoas passam pelo local. “Por ser um produto natural sem aditivos, muitas vezes indicado por profissionais da saúde, faz bem e cria resistência imunológica contra doenças, como o resfriado”, lembrou.   
Nésio explica que a feira traz um bom retorno ao produtor, mas a falta de cultura e o valor do produto muitas vezes assusta o consumidor. “Na feira, o quilo do mel custa R$ 17, cerca de 40% mais barato em relação ao comércio varejista. Essa diferença é um atrativo para que as pessoas venham à feira fazer seu estoque de mel para o ano”, pontuou.
Há seis anos participando do evento, o produtor de Campo Alegre, no Planalto Norte catarinense, Egon Luiz Drefahl, afirma que a feira contribui na venda do produto. “Aqui temos a oportunidade de vender o mel direto do produtor para o consumidor, agregando o valor do nosso produto. Além do bom preço, temos a oportunidade de explicar as pessoas os benefícios que o mel tem”, ressalta.
O produtor diz que todos os produtos são feitos com mel puro, sem a utilização de aromas, preparados ao longo do ano. “Com mais de 30 mil famílias se dedicando à apicultura, num total de 350 mil colmeias instaladas, com produção de 6 mil toneladas ao ano. Entre os produtos expostos temos variedades de mel, pão de mel, granola, pólen, cera de mel, própolis, biscoitos, cosméticos e a tradicional geleia real”, pontuou.
A Feira do Mel pode ser visitada hoje e amanhã, das 8h às 18h30min, e sábado, das 8h às 13h.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar