Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/10/2014 - 13h02min

Feira de Ciências e Tecnologia expõe invenções de estudantes catarinenses

Imprimir Enviar
Evento reúne 84 projetos desenvolvidos em escolas de ensino médio de SC. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Iogurte de chá, usina de biogás com materiais alternativos e aplicativo para biblioteca: estes são alguns dos 84 projetos apresentados na 9ª edição da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, que termina na tarde desta quinta-feira (9), no Ginásio Esportivo Rosendo Lima, do Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs) e Gerências Regionais de Educação, o evento é voltado a estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Profissionalizante.

Durante a feira, que teve início na manhã desta quinta-feira, estiveram presentes representantes de 36 Regionais de Educação, com trabalhos nas áreas de tecnologia, preservação do meio ambiente e educação especial.

Para a coordenadora do encontro, Sirley Damian de Medeiros, a meta estipulada pela Secretaria da Educação foi alcançada, ao proporcionar aos estudantes um ambiente de socialização e troca de conhecimentos. “Durante estes dois dias, além do convívio, eles puderam mostrar todo o trabalho que é realizado nas salas de aula catarinenses, em diversas áreas do conhecimento”.

Ao final, disse, cada participante receberá um troféu pela participação e os 27 melhores trabalhos serão premiados com um tablet. Os quatro projetos de maior destaque também serão selecionados para participar de eventos do gênero de âmbito nacional.

Iogurte de chá
Mesmo antes do término da Feira, organizadores do evento foram unânimes em apontar os representantes da Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira, de Jaraguá do Sul, entre os favoritos às premiações. É da escola o projeto de iogurte de chá, desenvolvido pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio Jennifer Tiara Carl e William Lagemann.

O produto, que concilia iogurte natural com os chás de camomila, erva doce e erva cidreira, levou sete meses para ser desenvolvido, sendo, posteriormente submetido a uma pesquisa de opinião. “Cerca de 80% dos entrevistados avaliaram o iogurte de chá como saudável para a saúde e a metade apontou os sabores desenvolvidos como bastante agradáveis”, destacou Jennifer, que agora pensa em patentear a invenção.

Outro trabalho que chamou a apresentação dos organizadores foi o modelo de usina de biogás apresentado pelos alunos da EEB Padre Jacob Luiz Neibel, do município de Braço do Norte. O principal diferencial da usina, que utiliza dejetos de suínos como insumo básico, disse Wolf Voss Wiggers, aluno do 3º ano do Ensino Médio da instituição, é a sua simplicidade. A planta utiliza como gerador um motor de motocicleta. “No total, é possível construir uma usina como esta com R$ 75 mil, investimento que se pagará ao longo dos anos pela economia que proporciona em energia elétrica e em subprodutos, como o adubo para a lavoura”, disse.

Outra inovação em relação às usinas convencionais, disse, é a utilização de palha de aço no sistema de filtros de purificação do combustível. “Muitos diziam que seria impossível realizar isso devido ao fato do gás ser muito corrosivo, mas provei que estavam enganados”.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar