Fecomércio lança publicação para orientar o empresário catarinense
Com o objetivo principal de orientar os empresários do setor terciário da economia catarinense, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac lançou, na noite desta segunda-feira (25), a primeira edição do Caderno do Comércio de Santa Catarina. A publicação, que terá periodicidade mensal, traz dados econômicos, informações sobre gestão de negócios, tendências e novos comportamentos de consumo para o empresário do comércio de bens, de serviços e de turismo.
Conforme a assessoria de comunicação da Fecomércio/SC, o setor emprega atualmente 1,4 milhão de pessoas e responde por 62,4% do PIB catarinense. Conforme o gerente de Planejamento da federação, Renato Barcellos, que integra a equipe gestora da publicação, a entidade dispõe de uma série de dados e informações importantes para o desenvolvimento do setor, que podem ser utilizados em benefício dos empresários. “Nós verificamos a necessidade de compilar esses dados, de oferecê-los de forma organizada para os empresários possam conhecer o momento atual e planejar ações para o futuro”, afirmou.
Na avaliação do presidente da federação, Bruno Breithaupt, o Caderno do Comércio de Santa Catarina vai funcionar como uma espécie de guia para o empresariado. “Os dados disponíveis no caderno são confiáveis, pesquisados pela Fecomércio, e nesse momento difícil que passamos na economia, vão ser de suma importância para o empresário conhecer mais a situação e melhorar o seu negócio.”
A cerimônia de lançamento da publicação foi realizada no Sesc Cacupé, em Florianópolis, e contou com a participação de empresários e autoridades, entre elas o secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores, e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD). O parlamentar ressaltou a importância da revista como “uma ferramenta fundamental para balizar as decisões do poder público e dos empresários, visando à construção de um ambiente de negócios sólidos na economia catarinense.”
O Caderno do Comércio de Santa Catarina estará disponível para download no site da Fecomércio/SC. Além das informações institucionais sobre o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, ele tem dados sobre gestão, análise econômica, cenários e perspectivas e transformação social. A publicação também apresenta informações sobre o perfil socioeconômico de cada região do estado, com dados sobre IDH, perfil do trabalhador, número de empresas, entre outros.
Agência AL