Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/05/2023 - 12h49min

FCDL Jovem alerta para os desafios de avanços do sistema tributário

Imprimir Enviar
Coordenador estadual da FCDL Jovem, Marcos Brinhosa
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Há 17 anos, a Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), por meio da FCDL Jovem, promove ações contra as altas taxas tributárias aplicadas no Brasil. A data que marca o evento é 25 de maio. Diante disso, o coordenador estadual, Marcos Brinhosa, destacou a importância de manter as manifestações anuais em busca de melhorar as condições dos brasileiros que trabalham 41% dos dias do ano para pagar impostos.

Na prática, Brinhosa relembra que somente a partir de agora os trabalhadores terão retorno financeiro real do trabalho executado desde que o ano começou. O alerta foi feito durante a manhã desta quinta-feira (25), na tribuna da Assembleia Legislativa. O dia também serve para que empresas parceiras zerem os impostos para que o cidadão saiba o tamanho da arrecadação do estado sobre alguns itens e produtos. “Na edição do ano passado, mais de 40 mil empresas participaram da ação e esse dia é para mostrar à população a elevada carga tributária que o brasileiro paga e por isso defendemos a reforma tributária urgente.”

Para o deputado Matheus Cadorin (Novo), que foi o proponente da abertura de espaço para apresentação do movimento nacional, essa é a oportunidade de conscientizar a população no que diz respeito aos altos impostos que assolam o trabalhador. Cadorin lembrou ainda que o produtor de riqueza é o brasileiro que gera imposto sobre o trabalho e sobre o que compra. “Nosso poder de compra é muito reduzido e o brasileiro já está até acostumado a essa situação, mas não podemos nos acostumar e continuar levantando essa questão.”

O parlamentar reforçou ainda que muito do que se arrecada não volta para a sociedade em serviços adequados. O deputado também reconheceu a importância da Alesc abrir espaço para o debate. Ele pontuou ainda que todas as ações dele, enquanto representante da sociedade, trará debates para desburocratização e desoneração do setor produtivo. “É uma premissa do liberalismo econômico  que facilite a vida do empreendedor, aquele que gera emprego e renda e com isso qualidade de vida.” 



 

Paulo Cesar
Agência AL

Voltar