08/10/2009 - 12h24min
Falta de ambulâncias compromete atendimento do SAMU em Joinville
A população de Joinville, de aproximadamente 600 mil habitantes, está enfrentando sérios problemas em relação ao atendimento prestado pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O pedido de socorro, segundo o deputado Nilson Gonçalves (PSDB), chegou em suas mãos por uma correspondência enviada por médicos do serviço e foi lido na sessão plenária desta quinta-feira (8).
Conforme o relato dos profissionais, as cinco ambulâncias que prestam atendimento à população estão quebradas e há mais de um mês aguardam pelo conserto, em Florianópolis. Quatro são de responsabilidade da prefeitura e uma do governo do Estado. “Parece até uma coincidência. Falta agilidade e vontade política de resolver a situação. O quadro é constrangedor, na última semana ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros chegavam ao Hospital São José mas não podiam deixar os pacientes, pois não havia leitos disponíveis naquele hospital”, lamentou.
Nilson Gonçalves disse ainda que os profissionais que trabalham nesse serviço estão de braços cruzados e recebendo seus salários normalmente, e que o transporte de doentes até os hospitais de Joinville está sendo feito pelo Corpo de Bombeiros. “É lamentável, um descaso do município com a saúde pública”, completou. (Rose Mary Paz Padilha/Divulgação Alesc)