16/04/2009 - 15h44min
Falta de água em Chapecó repercute no Legislativo
Em decorrência da estiagem que vem ocorrendo em Chapecó e região, a Assembleia Legislativa aprovou, no último dia 13, a indicação do deputado Gelson Merísio (DEM) que pede providências ao governo do Estado e à Casan para solucionar a falta de água nas residências. A idéia é que seja elaborado um projeto para captar água do rio Uruguai.
Segundo Merísio, esta é a maior estiagem dos últimos anos, talvez da década. “Precisamos criar condições para o abastecimento de emergência. Chapecó necessita de um projeto efetivo para as próximas estiagens. Não é possível que todos os anos nós tenhamos os mesmos problemas repetidos e que não haja um planejamento para captação de água”, ressalta. O democrata lamenta que a Casan não tenha realizado nenhuma ação concreta para resolver a situação até agora.
“Se a Casan não tomar as providências necessárias para que a água chegue às casas da cidade numa próxima estiagem, uma das alternativas é a cidade municipalizar o serviço de fornecimento”, acrescenta. Para isso, a prefeitura vai acompanhar o resultado do pedido do Legislativo. “Para as próximas possíveis estiagens já devem estar em andamento obras que garantam o abastecimento para consumo humano”, conclui. (Evelise Nunes/Divulgação Alesc)