Fábrica de Bordados Hoepcke e Rádio Guarujá recebem homenagem
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite desta terça-feira (12), sessão especial pela passagem do centenário da Fábrica de Rendas e Bordados Hoepcke e pelos 70 anos de criação da Rádio Guarujá de Florianópolis. O empreendedorismo do Grupo Hoepcke e sua contribuição para o desenvolvimento do estado foi ressaltado durante a solenidade, requerida pelo deputado Joares Ponticelli (PP), governador em exercício.
O deputado Romildo Titon (PMDB), presidente em exercício do Parlamento, conduziu as homenagens, destacando que é dever do Legislativo reconhecer todos aqueles que acreditaram em Santa Catarina. “É um grupo que tem diversificado os investimentos e contribuído com o desenvolvimento do estado por todos estes anos, modernizando seus negócios”, frisou Titon.
À frente das empresas da família, Silvia Hoepcke da Silva, bisneta do fundador da fábrica de bordados, Carl Hoepcke, disse que luta pela manutenção dos negócios é diária. Inovação e novas tecnologias estão entre os objetivos traçados para o sucesso da marca e a qualidade dos produtos. “A saída é inovar e modernizar”, ponderou a empresária, que se disse honrada pela homenagem prestada pela Assembleia Legislativa.
O diretor da Rádio Guarujá, Fábio Comelli, falou dos desafios de manter a audiência e a interatividade com os ouvintes. “Não podemos perder nossa essência que é o canal com a comunidade. Nossos microfones sempre estarão abertos. Porém, as novas plataformas nos dão a oportunidade de diversificar este canal e de até aumentar a faixa etária dos ouvintes, já que somos uma rádio AM”. A emissora é administrada pelo Grupo Hoepcke.
Além de familiares e colaboradores, participaram da solenidade o presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon, e o presidentedo Conselho Superior da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Doreni Caramori Junior.
Históricos
A Fábrica de Rendas e Bordados Hoepcke foi criada em 1913 por Carl Hoepcke e Ricardo Ebel, em Florianópolis, nos altos da Rua Felipe Schmidt. Em 1928, tinha mais de 20 máquinas e passou a vender para outros países, tornando-se uma das mais tradicionais empresas catarinenses. Em 1979, foi transferida para São José, transformando-se em uma unidade industrial superior a 10 mil metros quadrados.
Desde setembro de 1991, a fábrica é presidida por Sílvia Hoepcke da Silva, bisneta de Carl Hoepcke. Silvia elegeu como prioridade a capacitação dos recursos humanos e o desenvolvimento industrial e tecnológico.
A empresa vem passando por transformações significativas. Conquistou novos mercados e atualizou sua linha de produção. Hoje, foca em pesquisa e desenvolvimento e produtos de valor agregado. Com uma área direcionada para pesquisa e desenvolvimento, a empresa está constantemente alinhada às novas tendências.
A Rádio Guarujá, pioneira em Florianópolis, foi a terceira emissora a ser criada em Santa Catarina. Sua fundação deu-se no dia 14 de maio de 1943. Antes dela, veio apenas a Rádio Clube de Blumenau e a Difusora de Joinville. Os primeiros anos de transmissão da programação da rádio foram marcados pelo amadorismo e a falta de tecnologia.
Em 1946, Aderbal Ramos da Silva (que se elegeria governador do estado) comprou a Rádio Guarujá. Novos equipamentos e qualidade na programação aumentariam consideravelmente a audiência. Além do sucesso das rádionovelas, a Guarujá despontava como poderoso instrumento político. Na década de 50, surgem as transmissões externas e o destaque esportivo, que marca a rádio até hoje.
Rádio AL