Exposição “Uma só linha” apresenta esculturas de Sérgio Marques
Esculturas do artista plástico cearense Sérgio Marques estão à mostra no Espaço Didático Cultural, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, até o dia 28 de fevereiro. Denominada “Uma só linha”, a exposição apresenta arquétipos de animais criados em fio de arame e resina sintética, inspirados na forma como os egípcios desenhavam.
A criação tem embasamento teórico na Teoria das Cordas, que compreende um mundo formado por membranas. O artista explica que, mais do que retratar, os arquétipos dão significado às figuras dos animais. “Construir a figura com uma só linha significa criar um universo complexo a partir da simplicidade”, explica. Para ele, que tem forte ligação com a cultura popular, o universo é simples e a comunicação com a arte também deve se dar de maneira muito simples. “Eu nasci em meio à cultura popular, no Ceará, e transformei isso no meu berço de artista. Alimentei e alimento esse caminho que tira da alma do povo as verdades mais simples, que ilustram e irão nos sustentar como nação, como povo e como pessoas, individualmente.”
Sérgio Marques está passando uma temporada em Florianópolis em função de um problema de saúde de um familiar. Andando pela cidade, reconheceu facilmente ícones da cultura local, como o boi-de-mamão e a bernúncia. “São figuras que existem na cultura popular brasileira em diversos lugares, com outros nomes.” Em Fortaleza, o artista foi um dos responsáveis por resgatar o tradicional festejo popular da queima de Judas, no sábado de aleluia.
Serviço
Exposição “Uma só linha”
Local: Espaço Didático Cultural (1º Andar – Anexo da Assembleia Legislativa)
Horário: Das 7 às 19 horas, até o dia 28/02
Agência AL