Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/09/2016 - 15h00min

Exposição resgata 90 anos de história dos bombeiros militares em Florianópolis

Imprimir Enviar

O Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina completou nesta segunda-feira (26) 90 anos de fundação. E para registrar a data a instituição organizou uma pequena exposição fotográfica e de alguns equipamentos no piso térreo do Beira-Mar Shopping, na capital. “As fotografias contam um pouco da nossa história, que começou aqui, por isso a ênfase da exposição é o município de Florianópolis”, destacou o tenente-coronel Elton de Souza Zeferino, comandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar.

As fotografias estão expostas de modo a ressaltar a diferença dos primeiros tempos com os dias atuais. A fiscalização dos estabelecimentos comerciais, os carros-pipas puxados por cavalos, o velho prédio da “estação do Estreito”, o quartel histórico da 1ª Estação dos Bombeiros e a primeira escada magirus (adquirida nos anos 1960) contrastam com os equipamentos e as instalações modernas. “O Corpo de Bombeiros começou como uma parte da Polícia Militar, no início não tinha sede própria, era apenas um caminhão e 27 homens”, revelou o oficial.

Grandes incêndios em destaque
Como era de se esperar em uma exposição fotográfica sobre bombeiros, os incêndios ocupam lugar destacado. Entre eles, o incêndio do Mercado Público Municipal, da Ponte Colombo Salles, do Hospital de Caridade e da Loja Dois Anjos, no Estreito. “Não encontramos imagens do incêndio das Casas Coelho”, informou o militar, referindo-se a outro grande incêndio registrado na capital.

Duas fotos curiosas
Mas as fotos mais curiosas da exposição não estão relacionadas com combates à incêndios ou atividades de resgate. Trata-se de uma imagem dos anos 1970 que mostra cerca de duas dezenas de adolescentes na praia do Campeche, na costa leste da Ilha de Santa Catarina. Sob o comando de um bombeiro militar, as crianças preparam-se para atividades físicas na areia.

A outra foto também exibe um bombeiro militar comandando atividades físicas com adolescentes na praia do Campeche. A diferença entre os dois retratos está na presença de crianças obesas na imagem atual, enquanto na fotografia antiga não há um só adolescente acima do peso.

 

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar