Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/03/2014 - 12h45min

Exposição no Parlamento celebra os 80 anos do Diário Oficial do Estado

Imprimir Enviar
Mostra conta a evolução da publicação, desde 1934 até os dias atuais. FOTO: Reprodução

Teve início nesta segunda-feira (24), na galeria de arte Ernesto Meyer Filho da Assembleia Legislativa, a mostra “Diário Oficial: 80 anos registrando a nossa história”. Composta por 42 fotos e documentos, a exposição retrata a trajetória da publicação desde a sua primeira edição, lançada no dia 1º de março de 1934, até os dias atuais. O acervo, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Administração, permanece em exposição até o dia 4 de abril, de onde segue para o hall da Imprensa Oficial e Editora de Santa Catarina.

Além do primeiro exemplar do periódico e das equipes responsáveis pela sua redação, é possível visualizar a evolução do maquinário utilizado ao longo dos anos, como a primeira linotipo, adquirida em 1940 e considerada um marco na modernização da publicação. Já entre os documentos, encontra-se exposto o decreto nº 433, de 5 de fevereiro de 1934, assinado pelo interventor federal Coronel Aristiliano e que deu origem à Imprensa Oficial do estado.

Transparência nos atos públicos
Outro viés da mostra, afirmou o diretor da Imprensa Oficial e Editora de Santa Catarina (Dioesc), Claudio Sá, é conscientizar a sociedade sobre a importância da publicação, criada com o objetivo de divulgar os atos do governo, tais como leis decretos e regulamentos bem como informações de órgãos federais, balanços econômicos e prestação de contas. Desde 2011 o conteúdo também pode ser acessado gratuitamente pela internet.

“Queremos mostrar não só aspectos da história, mas também o que vem sendo realizado atualmente. Como a versão digital do diário, pelo qual a população tem um novo instrumento de participação e fiscalização nas ações implementadas pelo poder público”, avaliou.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar