Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/07/2013 - 17h04min

Exposição apresenta retratos desenhados dos 40 deputados estaduais

Imprimir Enviar
“Retratação SC em P&B” do Artista Flávio Mendonça da Rosa. Foto: Lucas Gabriel Diniz

Na época em que a fotografia digital domina os registros do cotidiano e das pessoas, há muitos ainda que se interessam pelo retrato desenhado a lápis, o que garante a manutenção deste tipo de arte e de quem depende dela. Este é ocaso de Flavio Mendonça, gaúcho que vive há 23 anos do desenho de pessoas e paisagens.

O artista, que já rodou o país e decidiu se estabelecer em Florianópolis, traz pela primeira vez seus desenhos ao Parlamento, na exposição “Retratação Santa Catarina em P&B”, com o retrato dos 40 deputados estaduais. Até o dia 12 de julho, os desenhos ficam expostos no Espaço Didático Cultural. A visitação é gratuita.

Mendonça nunca frequentou escolas de arte. Seus traços foram se aperfeiçoando desde a infância, quando tomou gosto pelo lápis e pelo papel. “Direciono o meu trabalho em forma de homenagens às pessoas”, resume o artista que se diz inspirado pelo Renascentismo, especialmente pelos traços de Pierre-Auguste Renoir, o francês conhecido como o “pintor da vida”.

As ruas de quase todos os estados do país foram o principal local de trabalho de Mendonça, que resolveu morar em Florianópolis e se dedicar a projetos específicos como o do Parlamento catarinense. Em 30 dias, ele concluiu 20 desenhos. Os outros, o artista está criando na Assembleia, no mesmo espaço da exposição. “Um trabalho pode durar cerca de 5 horas ou cinco minutos, dependendo dos detalhes”, explica Mendonça, que cobra entre R$ 350 e R$ 500 por retrato.

Vários deputados já prestigiaram a exposição e, segundo Mendonça, estão aprovando os retratos. “A satisfação das pessoas é uma das principais recompensas”, afirma o desenhista, que já tem planejado o próximo trabalho: vai retratar os jogadores do time do Criciúma, único clube catarinense na Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar