Exposição na Assembleia traz fotografias produzidas por autistas
O Espaço Didático-Cultural da Assembleia Legislativa expõe, até o dia 10 de abril, 50 fotografias produzidas por alunos atendidos pela Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) do Litoral Catarinense, com sede em Balneário Camboriú. As fotos fazem parte de um projeto desenvolvido pela fotógrafa Tamires de Lara, ainda quando ela era estudante do curso de Fotografia da Univali. A exposição marca o Dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril.
“Nossa proposta foi ensiná-los a fotografar para que nós possamos ter uma noção de como eles veem o mundo”, afirmou Tamires. Os alunos participaram de uma oficina e, além de fotografarem, também foram clicados em várias situações do dia a dia. “A gente aprendeu muita coisa com eles”, contou a fotógrafa.
A coordenadora da AMA Litoral, Catia Cristiane Purnhagen, destacou a importância do projeto para os autistas assistidos pela associação. “Os autistas precisam de oportunidades na escola, no mercado de trabalho, no convívio social”, resumiu.
Nesta quarta-feira (1º), os participantes do projeto visitaram a exposição na Assembleia. Na ocasião, os deputados Gelson Merisio (PSD), como representante e presidente do Parlamento catarinense, e José Nei Ascari (PSD), como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foram homenageados pela Associação Catarinense de Autismo (Asca) pela participação na luta dos direitos dos autistas.
Agência AL