Exposição na Alesc traz visão caótica sobre o realismo moderno
A junção do realismo com o abstrato dão o tom da exposição "Inksight: uma visão caótica sobre o realismo moderno", aberta na noite desta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A mostra da artista Anna F. B. é a primeira das selecionadas pelo edital lançado pela Gerência Cultural da Alesc no começo deste ano para a ocupação da Galeria de Artes Ernesto Meyer Filho, no hall de entrada do Palácio Barriga Verde.
Até o dia 29, o público poderá ver 26 quadros da artista florianopolitana, que começou sua carreira em 2010 e fará, na Assembleia, sua primeira exposição individual, aos 24 anos. "Estou nervosa, mas bem feliz e contente em ter a oportunidade, pela primeira vez, das pessoas verem minhas obras e virem falar comigo, para contar de suas impressões", disse Anna.
O termo Inksight, que dá nome à exposição vem da combinação das palavras inglesas "ink" (tinta) e "insight" (percepção). Os quadros foram produzidos nos últimos cinco anos, principalmente em aquarela ou nanquim, e combinam arte e subjetividade através do uso do realismo e do abstrato, visando ressaltar as nuances caóticas das emoções em cada traço e cor.
"Nos dias de hoje, falta nos trabalhos realistas essa percepção de mais sentimento, geralmente é uma cópia de uma foto. Eu quero trazer na minha obra essa coisa da emoção, do abstrato, do que não está visto", explica Anna.
A artista já participou de exposições no Centro Integrado de Cultura (CIC) em 2013, na Fundação Cultural Badesc em 2016 e na Faculdade Cesusc em 2017, onde estuda atualmente Psicologia. Também teve uma obra sua publicada no Artbook Game of Thrtons The Compendium.
A exposição "Inksight: uma visão caótica sobre o realismo moderno" está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, na Galeria de Artes Ernesto Meyer Filho, no Palácio Barriga Verde. A entrada é gratuita.
Agência AL