Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/04/2024 - 07h43min

Exposição “Labareda Labirinto” é inaugurada no Parlamento

Imprimir Enviar
Exposição vai até o dia 25 de abril, na Alesc.
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A exposição “Labareda Labirinto”, do artista visual paulista Gabriel Villas, 32 anos, foi inaugurada na noite desta terça-feira (2) no hall da Galeria Ernesto Meyer Filho, no Parlamento catarinense. Presente na cerimônia de abertura, o deputado Marquito (PSOL), além de amigos e admiradores da arte de Villas.

O artista, que é também desenhista e dançarino, informou que a exposição “Labareda Labirinto” surgiu como desdobramento da mostra “Absorver Ruídos”. “Labareda Labirinto se forma junto, paralelo e misturado com a mostra “ Absorver Ruídos”, na qual, desde 2012, me proponho a desenhar em caderninhos de bolso durante meus deslocamentos cotidianos em ônibus pela cidade. Os trabalhos dessa mostra foram feitos em terra firme, mas nem tanto, e são o meio que encontrei para esvaziar o labirinto dos ouvidos - entre osso, equilíbrio e vertigem", disse.

A arte urbana
Desde 2012, Gabriel rabisca em caderninhos de bolso durante seus deslocamentos cotidianos em ônibus. Como descreve a amiga, Raquel Solf, “Labareda Labirinto” é o retrato do dia a dia de Gabriel Villas, que transformou suas impressões rotineiras em arte. “Uma viagem respirando o traço, travessias num corpo a corpo com o tremor de cada instante”, narrou.   

A exposição, que pode ser visitada até o dia 25 de abril no hall da Alesc, tem entre seus destaques a tela “Registrar o esforço de lembrar”, de 42 cm por 60 cm, uma imagem produzida em desenho em nanquim sobre papel de algodão. Ainda, na arte “ Fogo de Palha”, o artista utilizou uma técnica mista em seu desenho sobre papel de algodão. "Parte da minha pesquisa em artes se encontra nas relações entre movimento, escuta e desenho’, enfatizou.

O artista
Natural de Campinas, São Paulo, Gabriel Villas adotou Florianópolis em 2012. Ele é mestre em artes visuais pelo Ceart/Udesc na linha de Processos Artísticos Contemporâneos e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, e através de suas produções no campo da arte e arquitetura investiga questões relacionadas à escuta e ao corpo em movimento pelo espaço.

O artista participa de exposições, residências artísticas e feiras de arte impressa onde difunde seus projetos artísticos e sua pesquisa. Em 2023, participou do Soma Rumor III - Encontro Latino Americano De Arte Sonora na “Sessão Escuta” com performance audiovisual “Fim de Festa”, no Cinema CCJF, Rio de Janeiro/RJ. Em 2021, foi selecionado no Edital Aldir Blanc, com o projeto de videodança “Escapamentos”, executado com recursos do Governo Federal por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Atua como arquiteto e artista através do Espaço Embrulho, onde colabora com outros artistas, grupos e coletivos com projetos de identidade visual, editoriais, cenografia e expografia. Em 2022, realizou a Expografia da exposição "Hugo Mund Júnior: Obra gráfica, no MASC (Museu de Arte de Santa Catarina) contemplada pelo prêmio Elisabete Anderle, e também realizou o design de produto do troféu para três edições do Transforma: Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina contemplado pelo prêmio Catarinense de Cinema.  

"Labareda Labirinto” foi uma das exposições vencedoras do edital da Gerência Cultural do Parlamento.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar