Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/11/2014 - 13h20min

Fotos propõem reflexão sobre sentimentos da mulher em tratamento de câncer

Imprimir Enviar
Exposição "Toque-se! Entre o medo e a luz" está aberta na Alesc. FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

A fotógrafa Dagma Castro, responsável pela exposição "Toque-se! Entre o medo e a luz", ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão ordinária desta quinta-feira (6) para promover um debate sobre o conceito do projeto, que ressalta a importância do autoexame para o diagnóstico precoce do câncer de mama e aborda os sentimentos das mulheres que enfrentam a doença.

O Parlamento catarinense abriga a exposição no Espaço Didático-Cultural desde o dia 24 de outubro. A mostra contempla 18 imagens cenográficas, produzidas ao longo de três anos. As fotos exibidas na exposição também se transformaram em cartões postais, que trazem no verso depoimentos reais de mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama. "O projeto inclui a distribuição de 5 mil cartões postais nos postos de saúde em todas as cidades que recebem a exposição. Senti a necessidade de tirar as obras da galeria, pois nem todos os públicos têm acesso e o período expositivo às vezes é curto", disse Dagma.

Experiência pessoal
O projeto surgiu a partir da experiência pessoal de Dagma. Há uma década, aos 40 anos, ela foi diagnosticada com câncer de mama. O tratamento de um carcinoma ductal invasivo nível três incluiu três cirurgias, esvaziamento axilar, seis ciclos de quimioterapia e 30 de radioterapia.

O convívio com outras pacientes no período de tratamento a fez perceber que muitas campanhas sobre o câncer de mama não contemplavam toda a complexidade da questão. "O projeto conceitua o câncer de mama com uma linguagem diferente das campanhas habituais. As imagens buscam dialogar sobre emoções e sentimentos que uma paciente vivencia enquanto está em tratamento, algo que ressignifica a sua vida", explicou.

O episódio que marcou Dagma ocorreu quando ela e outras mulheres se deslocavam de Balneário Camboriú a Blumenau para o tratamento diário de radioterapia. "Certo dia, uma delas estava chorando. Ela me disse que o marido a tinha visto careca, sem a peruca, pela primeira vez. Então percebi como era importante falar das emoções que a mulher em tratamento enfrenta, o processo todo."

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano surgem 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. "A proposta da exposição é estimular o autoexame como método preventivo, ressaltando a importância do diagnóstico precoce para a cura da doença. Mas é também trabalhar o olhar que o outro dirige à mulher em tratamento do câncer de mama em um contexto social preconceituoso. É preciso respeitá-la, não olhá-la com medo ou piedade", pontuou Dagma.

Repercussão
A autora do projeto recebeu cumprimentos de diversos parlamentares que acompanharam o pronunciamento na tribuna. "Parabenizo a fotógrafa pela arte, lucidez, vitória e imensa generosidade humana", disse o deputado Sargento Amauri Soares (PSOL).

O deputado Ismael dos Santos (PSD) relatou a experiência vivida recentemente por sua esposa, Denise, na luta contra o câncer de mama. "Falo emocionado porque passei por esse momento há um ano com a minha mulher, a partir da descoberta de um tumor maligno. Ficamos sem chão. Ela passou pela cirurgia e por sessões de radioterapia e há um mês recebemos a notícia de que está curada." O parlamentar elogiou o trabalho produzido por Dagma "por transformar essa aparente tragédia em arte, com uma mensagem de otimismo e superação."

Já o deputado Valmir Comin (PP) relembrou a lei de sua autoria (14.414/2008) que garante às mulheres com câncer de mama cirurgia plástica reconstrutiva no caso de mutilação total ou parcial da mama, custeada pelo Sistema Único de Saúde ou por plano de saúde, quando segurada. "Fiquei sensibilizado. É uma questão de resgate da autoestima."

Na opinião da deputada Ana Paula Lima (PT), responsável por trazer a exposição para a Assembleia Legislativa, o projeto da fotógrafa Dagma Castro fortalece a causa da saúde da mulher. "É uma profissional sensível, que utiliza a arte para chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama. Além disso, estimula a discussão sobre o cuidado que familiares, amigos, sociedade em geral precisam ter com as pessoas que já foram vítimas dessa doença e que, corajosamente, lutam para superá-la."

Apoio do poder público
O projeto "Toque-se! Entre o medo e a luz" foi realizado graças à Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú. Lançada em maio deste ano, a exposição fotográfica já circulou em Itajaí, Joinville e Florianópolis.

Na avaliação do presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Anderson Beluzzo, a arte é uma estratégia eficaz para discutir questões sociais relevantes. "O projeto fotográfico tem um investimento de R$ 10 mil reais e já alcançou 300 mil pessoas. Por meio da arte, nesse caso a fotografia, podemos sensibilizar as pessoas e promover a conscientização sobre a importância do autoexame como método preventivo do câncer de mama."

O deputado Sargento Amauri Soares enalteceu a ação do poder público de Balneário Camboriú. "Fico feliz que a prefeitura e a Fundação Cultural tenham criado espaço para iniciativas positivas como esse projeto."

Contato
Os interessados em expor o projeto fotográfico "Toque-se! Entre o medo e a luz" podem entrar em contato com Dagma Castro por meio do e-mail dagmafc@gmail.com ou do telefone (47) 8499-1365. "Queremos levar a exposição para outras cidades, dialogar com as comunidades", comentou a fotógrafa.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar