Exposição fotográfica busca vencer preconceito contra autistas
A mostra “Além do que os olhos podem ver”, aberta ao público no primeiro piso do Shopping Iguatemi, em Florianópolis, expõe cerca de duas dezenas de fotografias de crianças autistas praticando esportes ou em atividades artísticas. “O objetivo é divulgar o tema do autismo, porque a falta de conhecimento gera preconceito inclusive por parte dos pais, da família e dos amigos”, explicou a jornalista Larissa Linhares, coordenadora da exposição.
Segundo Larrissa, as fotografias demostram que inserindo as acrianças autistas em atividades, a família está ajudando no processo de socialização. “Os pais muitas vezes não querem expor os filhos, mas as atividades fazem muita diferença na sociabilidade da criança autista”, reconheceu Alexandro Rigodanzo, pai de Samuel (4), diagnosticado autista aos dois anos.
De fato, as imagens mostram as crianças tranquilas e satisfeitas, enfrentando e superando desafios. Dentro da piscina os gestos são leves e relaxados, junto com os animais há confiança, se vê a alegria radiante do jogador antes de fazer o ponto, assim como o medo e o prazer de surfar. Por outro lado, as pessoas envolvidas nas atividades, professores, os pais e voluntários exibem a satisfação de quem compartilha emoções quase indescritíveis.
“Foi maravilhoso fazer este trabalho, fiquei nervosa, senti tristeza e alegria. Tive pouco tempo para fotografar, menos de 20 minutos, durante uma aula de musicalização. O Mateus (3) não interagia comigo, não respondia aos meus estímulos, então deixei ele me levar”, contou Adriana Fuchter, que não economiza nos adjetivos para descrever o menino. “Ele é um doce, um anjo, muito carinhoso, um fofo, um querido, foi bem gostoso trabalhar com ele, me senti privilegiada”, afirmou.
Também participam da exposição os fotógrafos Hermes Bezerra, Fernando Willadino, Caio Cezar e Rodrigo Sambaqui.
Cinema para os autistas
Larissa contou que os patrocinadores da exposição vão oferecer uma sessão gratuita de cinema para os autistas. Será domingo (3), às 11 horas, no Shopping Iguatemi, em Florianópolis. O filme? Zootopia. “Será uma exibição especial para o autista. Terá mais luz e haverá intervalo no meio do filme”, revelou Larissa. O ingresso é gratuito e também vale para o acompanhante.
Agência AL