Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/05/2016 - 18h17min

Exposição Corpos Invisíveis retrata fascinação pelo ideal grego de beleza

Imprimir Enviar
Obras do artista Jorge Marinho estão expostas até o dia 27 de maio na Assembleia Legislativa

O amor pelos belos corpos começou na antiguidade. Os 300 de Esparta, até momentos antes de tombarem na batalha das Termópilas, para surpresa de Xerxes, distraíram-se com exercícios físicos. Como na Grécia antiga a arte imitava a vida, os corpos esculpidos nos ginásios foram mimetizados nas estátuas de Apolo e Afrodite e desde então homem e mulher perseguem a proporção e o equilíbrio de um corpo perfeito.

As máscaras e os dorsos masculinos e femininos que predominam na exposição “Corpos Invisíveis – Esculturas de cristal e vidro”, do artista paranaense radicado em Florianópolis, Jorge Marinho, alinham-se a essa tradição. Assim como os corpos que entram e saem das academias modernas, o vidro moldado por Marinho exibe músculos e curvas perfeitos, criando uma atmosfera erotizada.

“Até os 18 anos pesava 100 kg, mas resolvi mudar meu estilo de vida. Mudei tudo. Levantava às cinco horas da manhã para fazer exercícios. Depois que vim para Florianópolis frequentei nove anos a mesma academia”, revelou Jorge Marinho, que não esconde a preferência pelas medidas e proporções clássicas. “Minha referência é Michelângelo”, afirmou o escultor.

Além de formas humanas, Marinho também cria peças de vidro que lembram os Zoolitos dos aborígenes que habitaram o litoral brasileiro na pré-história: pequenas estátuas de pedra polida imitando aves, peixes e animais terrestres. No caso de Marinho, preponderam os peixes, de vários tamanhos e cores. As peças custam entre R$ 850 e R$ 6,4 mil.

A exposição “Corpos Invisíveis – Esculturas de cristal e vidro” foi aberta ao público no fim da tarde dessr segunda-feira (9), na Galeria de Arte Meyer Filho, localizada no Hall da Assembleia Legislativa. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, até dia 27 de maio. Os interessados em conhecer outras obras do escultor podem conferir o acervo da Galeria Helena Fretta, em Florianópolis, ou contatar diretamente com Jorge Marinho pelo telefone (48) 8412-3562.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar