Exposição abre as comemorações de aniversário de São Joaquim
Conhecida pela produção da maçã, pelo frio e, mais recentemente, pela qualidade dos vinhos de altitude, o município de São Joaquim completa 127 anos de emancipação no mês de maio. Para dar início aos eventos de comemoração, a exposição coletiva “Mulheres da Nossa Terra” apresenta telas de sete artistas plásticas joaquinenses, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho da Assembleia Legislativa. O evento, realizado na noite desta terça-feira (29), teve a presença do prefeito de São Joaquim, Humberto Luiz Brighenti.
Das telas expostas, a maioria pintada a óleo, é possível apreciar as paisagens da região, seus campos de araucária, os pores de sol representados nas cores vermelhas, os famosos vinhos produzidos no município, as plantações de maça que abastecem o Brasil e o exterior, e retratos de crianças. Além das telas, houve exposição de vinhos finos e de maçã. Segundo o prefeito de São Joaquim, o município é o maior produtor de maçãs no Brasil e tem se destacado também na produção de vinhos de altitude. "Já contamos com 15 vinícolas, que devem produzir 970 garrafas de vinho neste ano", disse Brighenti.
Durante a abertura das comemorações ocorreu, também, a apresentação do projeto Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento (ACORDE), elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento do Governo de Santa Catarina em parceria com o escritório do ex-governador do Paraná, Jaime Lerner. A licitação está prevista para os próximos 30 dias e o projeto tem como objetivo revitalizar as principais ruas da cidade, com iluminação subterrânea, amplos boulevards, novas pavimentações e um design paisagístico que inclui a revitalização das praças João Ribeiro e Cezário Amarante, além da construção de ciclovias e calçadas para a prática de esportes em todo o município.
Presente ao evento, a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) destacou a importância de São Joaquim para a Serra catarinense. "Esse é um momento importante para o município, que temos como referência na Serra, pelo turismo, pelos vinhos de altitude. Isso deve ser reconhecido pelo Parlamento no sentido de divulgar cada vez mais esse potencial", disse. Também participaram do lançamento os deputados Valdir Cobalchini (PMDB), Valmir Comin (PP), Reno Caramori (PP), Moacir Sopelsa (PMDB) e Eni Voltolini (PP).
Características do município
A cidade, com uma população de aproximadamente 30 mil habitantes, conta com uma grande diversidade étnica, composta principalmente por descendentes de portugueses, africanos, alemães, italianos e japoneses. Há também grande parte da população vinda de outros estados, principalmente do Rio Grande do Sul.
A instalação da 1ª Câmara Municipal foi feita em 7 de maio de 1887 e a economia do município era fundamentada na pecuária, mas teve grande impulso com a cultura de frutas de clima temperado, como a maçã, iniciada na década de 1970. Hoje, São Joaquim é o maior produtor da fruta no Estado, contando com mais de 1000 pequenos produtores. O turismo também é importante para a cidade, por conta do clima frio e da possibilidade de precipitações de neve, algo inexistente em grande parte do Brasil. O município vem se destacando também pelos vinhos de altitude que estão alcançando nível internacional.
Agência AL