Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/07/2013 - 16h33min

Expo Concórdia celebra 79 anos de emancipação político-administrativa

Imprimir Enviar

Os 79 anos de emancipação político-administrativa de Concórdia, comemorados nesta segunda-feira (29), foi celebrado juntamente com o encerramento da Expo Concórdia 2013. Com um público recorde de visitantes durante os 10 dias de feira, a comemoração reuniu inúmeras autoridades, entre elas o prefeito João Girardi (PT), o vice-prefeito Neuri Santhier (PT), o deputado federal Pedro Uczai (PT) e os representantes da região no Legislativo catarinense, deputados Neodi Saretta (PT) e Moacir Sopelsa (PMDB).

Marcado pelo corte do bolo e da mortadela, ambos com 79 metros, a solenidade representa o orgulho dos 70 mil habitantes do município, eleito o14º no potencial da economia catarinense, tendo como principais atividades a pecuária, agroindústria, agricultura e comércio. De acordo com a Comissão Organizadora da Expo Concórdia, a cidade também é referência na área da saúde, educação, serviços, produção agropecuária, indústria, cultura e esporte. Acolhedor, o município tem indicadores de qualidade de vida acima da média catarinense e brasileira, com emprego e bons índices de segurança.

Segundo o prefeitoJoão Girardi, a mortadela é um presente da empresa BRF (Sadia e Perdigão) e possui 1.750kg. Já o bolo foi produzido pelo Via Passarela. “Nosso legado é continuar lutando por um município cada vez melhor e bem desenvolvido”, destaca Girardi.

Ao prestigiar o aniversário de Concórdia, o deputado Saretta, que já foi prefeito do município, fez um breve resgate da história da cidade colonizada por imigrantes vindos do Rio Grande do Sul, no início  de economia basicamente agrícola e ao longo do tempo firmando-se como maior polo da agroindústria com a implantação da Sadia, hoje atual BRF, após a fusão com a Perdigão. “Seu fortalecimento ano após ano possibilitou seu crescimento e desenvolvimento, chegando aos 79 anos com qualidade de vida”, ressalta.

Já o deputado Sopelsa lembrou que a festa da tradição do corte do bolo nasceu durante o seu mandato como prefeito de Concórdia, quando o município completava 60 anos, e se manteve até os dias de hoje.  

Curiosidades
A mortadela é do tipo regineli, produzida com carne suína, bovina e condimentos da melhor qualidade, que passarão por um cozimento de 10 horas.

Este ano a Expo Concórdia recebeu aproximadamente 200 mil visitantes e gerou negócios na ordem de R$ 40 milhões, superando as expectativas da feira que em 2011 movimentou R$ 30 milhões.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar