Ex-deputado estadual Celestino Secco deixa legado na vida pública
Faleceu em Florianópolis na última sexta-feira (16) o ex-deputado estadual Celestino Roque Secco, eleito em 2002 pelo PP. Integrou a 15ª Legislatura (2003-2007) e, durante seu mandato, liderou a bancada do seu partido. Presidiu a Escola do Legislativo (2005-2006) e foi o responsável pela abertura dos cursos MBA em Auditoria Pública e MBA em Ciência Política para os servidores da Alesc.
Professor universitário, Secco teve participação marcante na vida pública de Santa Catarina. Acumulou cinco Secretarias de Estado no segundo governo de Esperidião Amin, em 1999. Foi o primeiro Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD), criado em 2000.
Secco foi Técnico de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina; Chefe de Gabinete; Coordenador Geral; Membro do Conselho de Administração da Celesc e Casan, do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina, do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina e do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense.
Foi professor Universitário da Udesc e do MBA da Universidade Independente de Portugal. Integrou o Conselho Estadual de Educação, o Conselho da Fundação Univali e a Comissão Permanente de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia da Confederação de Parlamentares das Américas.