Ex-deputado Antonio Aguiar lança o livro Trilhos de um médico na política
O ex-deputado estadual por cinco legislaturas, Antonio Aguiar, lançou nesta quarta-feira (27), no hall da Assembleia Legislativa, o seu livro “Trilhos de um médico na política”, no qual descreve em primeira pessoa sua trajetória de vida e os motivos que o levaram à vida política, até decidir não concorrer às eleições de 2018. A obra autobiográfica foi presenteada aos parlamentares, autoridades do Judiciário e jornalistas que prestigiaram a solenidade de lançamento.
Com 146 páginas, a obra tem detalhes de suas eleições e passagens curiosas de sua vida como médico e parlamentar. Aguiar é filho de um ferroviário, motivo da foto de capa em frente à estação do distrito de Marcílio Dias, em Canoinhas, onde nasceu e exerceu a profissão de médico. Saiu de casa aos onze anos para estudar, quase se formou padre e se formou médico.
Ele conta que depois de se formar, voltou a Canoinhas e ao perceber as dificuldades para exercer a profissão no hospital local decidiu entrar na política. Cumpriu mandatos focados no Planalto Norte e nas questões da saúde. Deixou vários projetos que relata no livro como se desenvolveram, como o projeto que deu transparência às filas para atendimento na saúde e a proposta de implantação de um prontuário eletrônico unificado, que o Executivo vetou e a Assembleia está apreciando novamente.
Aguiar diz que tem saudade da política, mas acha que saiu no momento certo e justifica a decisão, quer mais tempo para ele e a família.O prefácio do livro é do ex-governador Eduardo Pinho Moreira e a organização dos textos contou com a participação dos jornalistas Evory Pedro Schmitt e Roberto Azevedo. A obra é doada e pode ser adquirida pelo site da editora Insular: editora@insular.com.br.
O presidente da Assembleia Legislativa, Julio Garcia (PSD), destacou que são poucos políticos que deixam a vida pública e depois prestam contas como Antonio Aguiar fez com o livro. "Se considere um vencedor. Conheço sua história de perdas, de vitórias e sempre foi um vitorioso."