Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/11/2023 - 16h17min

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é destacado na tribuna da Alesc

Imprimir Enviar
A médica Denise Bousfield da Silva ocupou a tribuna da Alesc na tarde desta quarta-feira (22)
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A médica Denise Bousfield da Silva, presidente do Departamento Científico de Oncologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira (22), para tratar do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado na quinta-feira, dia 23 de novembro. A presença dela no Plenário Deputado Osni Régis atendeu a requerimento do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

Além dela, estava presente o médico Lincoln Virmond Abreu, que criou, nos anos 1970, o Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis. Os dois receberam uma moção de aplauso da Alesc, por proposição de Dr. Vicente, pelo trabalho de ambos na área da onco-hematologia infantil do hospital.

“O doutor Lincoln e a doutora Denise têm relevantes serviços prestados aos catarinenses e a moradores de outros estados que vieram se tratar no Hospital Joana de Gusmão, que é o maior centro de pesquisa e de atendimento infanto-juvenil do estado, formador de pediatras e das especialidades de pediatria”, afirmou o deputado.

A homenageada agradeceu pela moção e destacou a importância da data, principalmente para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, o que possibilita maiores chances de cura, de sobrevida, além da melhoria na qualidade de vida dos pacientes.

“Os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil são inespecíficos e podem mimetizar outras doenças pediátricas mais frequentes”, comentou Denise. “Devemos observar determinados sinais e sintomas se eles forem persistentes, como palidez, fadiga, manchas roxas em locais não habituais, ínguas no pescoço, sinais de puberdade precoce, dor de cabeça constante, entre outras.”

Os deputados Mário Motta (PSD) e Lunelli (MDB) parabenizaram os médicos pelo trabalho desenvolvido no HIJG. Motta lembrou da importância do voluntariado para o hospital. Já Lunelli lembrou que perdeu um irmão, que faleceu com 12 anos, vítima de câncer.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar