Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/10/2015 - 14h16min

Evento sobre inovação debate as iniciativas em CT&I no estado

Imprimir Enviar
Secretário Carlos Chiodini, na abertura do evento desta quinta (15). FOTO: Yuri Santos/Agência AL

O #Gente que Inova - Mobilização Catarinense pela Inovação, que ocorre durante esta quinta-feira (15), no Auditório Antonieta de Barros do Palácio Barriga Verde, reúne entidades governamentais, de ensino e fomento para apresentar as iniciativas desenvolvidas no estado na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento é promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e a Assembleia Legislativa.

Na abertura do encontro foi lançada a Frente Parlamentar da Inovação Catarinense, coordenada pelo deputado Jean Kuhlmann (PSD). "Nosso trabalho é fortalecer o espírito de inovação para que o trabalhador catarinense possa ter emprego e renda de melhor qualidade", definiu.

O parlamentar destacou os arranjos produtivos locais como responsáveis pela diversificação da economia no estado. "Nós temos uma economia diversificada, nós temos um estado diferenciado, justamente pelo fato de termos arranjos produtivos locais que são fortes, por causa de inovação que agrega valor aos nossos produtos."

Kuhlmann também apontou que a frente parlamentar deve trabalhar para promover a integração entre os 13 novos Centros de Inovação que estão sendo construídos pelo governo. "É importante que eles possam fomentar a política econômica, que eles possam fazer com que as nossas indústrias inovem no seu processo produtivo e, com isso, gerar mais valor agregado e mais renda para o catarinense, permitindo que a nossa economia possa crescer e passar, neste momento tão difícil, ao lado desta crise que é tão forte no Brasil", acrescentou o parlamentar, que atribui justamente à inovação o fato de Santa Catarina viver um momento diferente do restante do país.

O deputado licenciado Carlos Chiodini, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, trouxe um panorama do Programa Catarinense de Inovação (PCI) e do andamento das obras dos centros pelo estado. "O governo institucionalizou a política de inovação, democratizando o tema, interiorizando o tema e regionalizando através dos Centros de Inovação que já estão se materializando e virando realidade", disse.

O secretário destacou que os municípios onde estão sendo construídos os centros representam 53% do PIB. Dos 13 centros, nove já estão em obras e quatro em fase de implantação. O primeiro a ficar pronto deve ser o de Lages, previsto para ser entregue no início de 2016. "Este é o primeiro passo do programa. Paralelamente nós estamos formatando os modelos de gestão destes centros, em parceria com as entidades e os comitês gestores presentes neste evento, para de fato começarmos a trabalhar."

Chiodini afirmou que a ideia é que um centro possa se comunicar com outro e onde a universidade, o setor produtivo e o poder público impulsionem uma política de inovação que traga resultados para a sociedade.

Conferência
O evento também marcou o lançamento da V Conferência Estadual de CT&I, promovida pela Fapesc. Nesta edição, o objetivo é identificar as perspectivas que cada região do estado possui sobre seu sistema regional de ciência, tecnologia e inovação. Para isso, serão realizadas etapas em sete cidades: Florianópolis (17 de outubro), Chapecó (22 de outubro), Criciúma (27 de outubro), Jaraguá do Sul (29 de outubro), Itajaí (03 de novembro) e Lages (06 de novembro).

Em Joinville, no dia 13 de novembro, será apresentado o documento-síntese do evento, durante o V Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. O presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, classificou o processo de discussão tão importante quanto o documento final. "Este é um tema que tem que gerar mobilização sempre. O que a gente quer é somar cada vez mais com quem está disposto a participar", acrescentou.

A programação continua durante a tarde e encerra com a palestra de Josep Miquel Piqué, vice-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação, que falará sobre inovação e especialização como caminhos para o desenvolvimento. Confira a programação desta tarde:

13h30 - Painel 1 - Especialização Inteligente - Vocacionamento econômico
Ricardo Horiuchi - Thomson Reuters
Sidnei Rodrigues - Observatório de Inteligência Industrial - FIESC
Jean Vogel - Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS

15h40 - Coffee Break

16 horas - Painel 2 - Desafios na Articulação do Ecossistema de Inovação
Vladimiro Miranda - Inesctec Tecnologia e Ciência (Portugal)
José Eduardo Fiates - Sapiens Parque
Prof. Roberto Pacheco - EGC/UFSC e Instituto Stela
Rui Gonçalves - RECEPETi

17h30 - Palestra: Empreender-se em Rede
Oswaldo Oliveira - Empreender$e

18h50 - Keep Calm and Go Networking!

19h30 - Palestra de Encerramento: Inovação e Especialização como Caminhos para o Desenvolvimento
Josep Miquel Piqué - Vice-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação

Giovanni Kalabaide
Agência AL

Voltar