Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/11/2016 - 17h30min

Evento discute lutas, conquistas e desafios da população negra em SC

Imprimir Enviar
Tatiana Américo (e) e Claudia da Rosa, organizadoras do evento desta sexta-feira (11)
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Em alusão ao mês da Consciência Negra, comemorado em novembro em todo o país, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi palco, na noite desta sexta-feira (11), de uma palestra com o tema “Existimos e Resistimos! Negros: Lutas, Conquistas e Desafios!”. No evento, os participantes discutiram principalmente as ameaças aos direitos conquistados pela população negra nos últimos anos, além de fortalecer o Movimento Negro em Florianópolis e ampliar o conhecimento da população negra a respeito dessa mobilização.

Conforme a administradora Tatiana Américo, uma das organizadoras do evento, estima-se que a população negra em Santa Catarina corresponda a 15% do total de habitantes do estado. A mobilização dessa parcela da população é importante para o combate ao racismo, das desigualdades e principalmente da violência contra as mulheres e jovens negros.

“A mobilização deve ocorrer o ano todo, mas o mês de novembro é especial, porque é o mês da morte de Zumbi dos Palmares. De alguma forma, ele vive em todo negro que luta contra o racismo e em defesa de diretos que estão sendo retirados”, afirmou Tatiana.

A enfermeira Claudia Prado da Rosa, que também organizou a palestra, a população negra tem como desafios principais a ampliação dos direitos e a redução da violência contra a mulher e os jovens negros. “Com a troca de governo, nós estamos temerosos com a perda de direitos. Nossa luta é para manter as cotas raciais e principalmente para combater a violência contra a mulher e a juventude negras”, disse.

Os participantes do encontro também aguardam uma audiência com o governador Raimundo Colombo (PSD), solicitada em agosto, com o objetivo de apresentar as demandas da população negra.

Voltar