Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/09/2014 - 12h51min

Estudantes do ensino médio recebem aulas de educação política

Imprimir Enviar
Nesta quinta-feira (25), os alunos do Imaculada Conceição, na Capital, participaram do projeto da AMC. FOTO: Solon Soares/Agência AL

Em que medida a política influencia o dia a dia das pessoas, e qual a importância do voto consciente? Essas e outras questões foram temas de debate na manhã desta quinta-feira (25) no Educandário Imaculada Conceição, em Florianópolis.

O evento, promovido pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), faz parte do projeto “Tudo a ver”, que procura levar aos estudantes do ensino médio das redes de ensino pública e privada de Santa Catarina, momentos de reflexão e ampliação dos conhecimentos sobre política, democracia e cidadania.

De acordo com o coordenador do projeto, o juiz Fernando de Castro Faria, o objetivo da iniciativa é “levar aos jovens que vão ter sua primeira experiência como eleitores, informações que os possibilitem escolher os melhores candidatos e cobrar a efetivação de suas propostas”. Uma constatação já observada pelos organizadores do projeto, já levado a duas escolas, é o grande interesse demonstrado pelos estudantes sobre o funcionamento do sistema eleitoral, disse. “Impressiona o grau de politização destes jovens, sempre apresentando muitas indagações sobre o papel do Judiciário, dos candidatos e da imprensa no pleito”.

De acordo com o professor do Educandário Imaculada Conceição, Alan Carlos Ghedini, é natural a avidez da sociedade por informações, tendo em vista que a democracia é algo ainda recente no país. Nesse sentido, disse, o projeto chega para complementar o conteúdo ministrado em suas aulas de Filosofia, Sociologia e Atualidades. “É importante realizar esse serviço de educação política, propiciando a eles um panorama da realidade política brasileira e de como se dá atuação dos nossos representantes junto ao Poder público”.

Para Rafael Sardá, de 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio da instituição, o voto é um instrumento de mudança e precisa ser exercido com consciência e conhecimento. Mesmo ainda tendo a obrigação de votar, ele já fez seu título eleitoral e estimula seus colegas a tomarem a mesma atitude. “Na tentativa de querer mudar o que acham incorreto, muitos partem logo para os protestos ou iniciativas revolucionárias, sem saber que a melhor maneira para isto é pelo voto”.

Capacitação prossegue após as eleições
Promovido pela AMC e TRE-SC, o projeto “Tudo a ver” já foi levado aos alunos do Colégio Catarinense e Instituto Estadual de Educação, ambos em Florianópolis. No encontro, que contou com a participação de juízes e jornalistas, os jovens receberam uma cartilha abordando aspectos como formação do Estado, o funcionamento dos Três Poderes, o papel da política na vida do cidadão, o sistema eleitoral brasileiro e a importância do voto como instrumento de cidadania no processo de consolidação da democracia.

A intenção dos organizadores do projeto é manter a capacitação mesmo após a realização das eleições, focando também no acompanhando do trabalho realizado candidatos eleitos em seus mandatos.

As escolas que tiverem interesse em levar o projeto aos seus alunos podem contactar a AMC pelo e-mail imprensa@amc.org.br.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar