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10/06/2016 - 17h27min

Estimular a arte-educação é uma aposta da Escola do Legislativo

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Alunos do Colégio Fadesc Objetivo, de Palhoça, visitaram a exposição Pangeia, no Espaço Cultural da Escola do Legislativo. FOTO: Divulgação

Assegurar aos alunos a possibilidade de acesso ao seu potencial criativo e despertar o interesse pelas disciplinas do currículo escolar por meio da arte é a proposta do Colégio Fadesc Objetivo, de Palhoça, na Grande Florianópolis. Os estudantes aprendem os temas propostos de forma natural e intuitiva, injetando uma dose de diversão e envolvimento.

Com a intenção de também criar um espaço de arte-educação, a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira abre suas portas para estudantes que, em visitas guiadas ao seu Espaço Cultural, podem ter o interesse pela arte motivado. Fernando Weber, artista catarinense que está com a exposição Pangeia no Espaço Cultural até julho, recebeu seus alunos do Fadesc, durante esta semana, para um bate-papo sobre arte e sobre a mostra em cartaz.

Maria Júlia da Silva, 16 anos, aluna do 3º ano do ensino médio, garante que aprender por meio da arte é muito mais interessante. "Além de abrangermos nossa bagagem cultural, aprendemos de uma forma diferente de uma aula normal". Ela e seus colegas foram coautores de uma das obras de Fernando expostas na Escola do Legislativo.

Maquetes e plantas baixas para explicar física, matemática e desenho; modelagem em argila para entender de forma prática como se formam os relevos geográficos; recitação de poesia e aulas de música para entender melhor sobre literatura e aperfeiçoar os conhecimentos em inglês são alguns dos exemplos adotados nas aulas de História da arte e Laboratório de criatividade ministradas por Fernando Weber.

"Temas transversais e interdisciplinaridade são trabalhados por meio vivencial e, assim, o estímulo por disciplinas e conteúdos que podem ser maçantes para os alunos, são mais fáceis de aprender e de serem estimulados", avalia Renata Costa, diretora do colégio.

Maria Luiza Zíbell, 15, aluna do “terceirão”, ressalta que seus trabalhos na disciplina de português e literatura no fim do ano passado foram muito mais bem-sucedidos depois de vivenciar o movimento cultural Modernista brasileiro nas aulas de artes.

Michelle Dias
Agência AL

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