Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/05/2023 - 12h28min

Estágio-Visita entra na reta final e estudantes conhecem o funcionamento da Alesc

Imprimir Enviar
Participantes do Estágio-Visita no plenário da Alesc.
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Durante esta semana, estudantes de ensino superior de diversas áreas e regiões de Santa Catarina acompanham a rotina da Assembleia Legislativa, por meio do Programa Estágio-Visita.

São 24 acadêmicos que participaram de reuniões das comissões permanentes, sessões plenárias, audiências e reuniões realizadas no Parlamento catarinense. Na manhã desta quarta-feira (17), eles acompanharam a apresentação de toda estrutura e funcionamento do organismo que é a Assembleia Legislativa.

A coordenadora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, destacou os serviços prestados, o cronograma de tramitação de matérias, o processo administrativo e como são tomadas decisões que partem desde ações por meio da Mesa Diretora, até o Plenário e que influenciam no andamento dos trabalhos. “É um momento de entenderem a estrutura operacional, a importância da Casa como instituição representativa dos catarinenses e com aspectos burocráticos de funcionamento,” reforçou.

Fengler também destacou a importância da Escola do Legislativo por meio do programa Estágio-Visita. De acordo com a coordenadora, além de ser um braço da Alesc, a Escola promove a formação dos participantes para que eles conheçam a estrutura e entendam a importância do Legislativo estadual no dia a dia. “É importante para que eles se integrem e participem do processo legislativo, mas para isso precisam conhecer a instituição e é isso o que a Escola proporciona", disse.

Marlene também lembrou que em pesquisas realizadas pela Escola do Legislativo, cerca de 90%  dos estudantes que participam de projetos como o Estágio-Visita, Parlamento Jovem e o Vereador Mirim, não conhecem ou nunca visitaram uma casa legislativa.

É o caso de Tayna da Silva Alexandrina, que está na 7ª fase do curso de Direito da Unesc, em Criciúma. Para ela, essa foi a oportunidade de conhecer e entender o papel da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na vida de cerca de 7 milhões de cidadãos. “Acompanhando esses dias, deu para perceber como é o trabalho, como é organizado e bem aplicado o recurso público aqui", salientou.

Tayná também defendeu como essencial o funcionamento da Alesc. Para ela, sem o Parlamento estadual e as discussões promovidas neste ambiente, seria impossível agir e ter resultados positivos na comunidade.

Paulo Cesar
Agência AL

Voltar