Escolas de Ofícios oferecem cursos de qualificação profissional gratuitos
Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (Senai-SC), as Escolas de Ofício prometem ampliar a rede de ensino técnico no estado. Os cursos disponibilizados são gratuitos e aproveitam as estruturas escolares já existentes nos municípios. A unidade pioneira, localizada no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, formou em 2013 a primeira turma de profissionais, de diversas especialidades.
Instalada no prédio do Centro Educacional Dom Jaime, a Escola de Ofícios de Palhoça deve ofertar neste ano 2.370 novas vagas. Estão programadas 79 turmas e 24 cursos nos períodos matutino, vespertino e noturno. Entre as qualificações oferecidas estão as de eletricista, confeiteiro, mecânico de motocicleta, padeiro, projetista de móveis, programador web, confeccionador de lingerie e moda praia, montador e reparador de computadores.
O foco da Escola, que conta com o financiamento Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), explicou o coordenador do projeto, Edilson Godinho, são pessoas à procura de emprego e que participam de programas assistenciais. Caso as vagas previstas não sejam preenchidas, há a possibilidade de abertura para a população em geral. “Nosso público prioritário são os beneficiários de algum projeto social e em busca de trabalho. Entretanto, caso haja sobras de vagas, elas podem ser preenchidas por qualquer pessoa que tenha interesse em receber as capacitações”, disse.
A previsão, disse Godinho, é estender o modelo a outras cidades do estado. “Ainda este ano devemos criar uma Escola de Ofício em Joaçaba. Estão em planejamento também unidades em Maravilha, Pinhalzinho, Joinville e Chapecó”.
Para participar
A inscrição nos cursos pode ser feita diretamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nas secretarias de Assistência Social dos municípios. Outra opção são os postos locais do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Os cursos de qualificação profissional do Pronatec são gratuitos e incluem transporte e lanche durante o período de duração das aulas.
Agência AL