Escola Livre de Música, de Florianópolis, promove 1º Festival de Inverno
Dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Escola Livre de Música (ELM) e estimular a troca de experiências entre músicos locais e convidados de renome nacional. Esta é a proposta do 1º Festival de Inverno, que teve início nesta segunda-feira (18), em Florianópolis, e cuja programação inclui 22 apresentações musicais em diferentes estilos e a realização de 32 oficinas. Todas as atividades são gratuitas.
O evento, que se estende até sexta-feira (22), é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural Franklin Cascaes, e conta com o apoio de professores e alunos da ELM, que atende gratuitamente cerca de 600 alunos em cursos de musicalização e de instrumentos.
Já na abertura do evento, houve o preenchimento de todas as 934 vagas disponibilizadas para as oficinas e a formação de um cadastro de reserva de quase 300 nomes. Uma característica comum durante as primeiras aulas ministradas foi a participação de pais acompanhados de seus filhos.
Este foi o caso da advogada Rosângela Gonçalves, que acompanhou as lições de violino em companhia do filho Felipe Gabriel, de oito anos. “Inscrevi meu filho para que ele tenha contato com a música o mais cedo possível, pois música é cultura, e aproveitei para ter aulas com ele, para também me aproximar deste universo”, disse.
Entre as oficinas oferecidas estão "Escuta de música contemporânea, com contextualização histórica e comentários analíticos", "Estudo de Sonoridade, Articulação e Pronúncia – Para flautistas Iniciantes (flauta transversal)", "Violino e Viola de Arco: Técnicas de estudo e Sonoridade" e "História Musicada: musicalização para crianças a partir de seis anos, jovens, adultos e familiares".
Já os shows podem ser assistidos livremente, sem a necessidade de inscrição. As apresentações acontecem a partir das 17h30, na sede da escola, localizada na rua Alves de Brito, 334, no Centro de Florianópolis.
As atrações incluem a Banda Involves; Polyphonia Khoros; Duo Mozer de Oliveira e Renata Del Claro; banda Seu Baldecir; Fábio Camargo; Leo Garcia e Pablo Lazarte; Gabriel Ferreira e Umberto Violatto. Também se apresentam Brass Groove Brasil; No Dorso do Rinoceronte; Núcleo de Estudos Musicais; Alegre Corrêa, Nave Vítrea; Grupo Livre de Percussão (GLIP); Trovão Rocha Trio; François Muleka; entre outros.
Presente à estreia do festival o secretário municipal de Cultura de Florianópolis, Pedro Almeida, afirmou esperar que a celebração musical entre definitivamente no calendário oficial de eventos do município. “Nosso objetivo é que este trabalho seja institucionalizado e adotado permanentemente pela cidade, para que tenha sequência nos próximos anos.”
A programação completa do evento pode ser acessada aqui.
Agência AL