Escola do Legislativo parceira na construção do projeto pedagógico PAB
Com o objetivo de garantir uma boa formação para os estagiários que integram o Programa Antonieta de Barros, a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira promoveu um encontro nesta quinta-feira (17) para a construção do Projeto Pedagógico do PAB abordando aspectos profissional e cultural, assim como apoio pedagógico.
Presente no encontro, o deputado Sandro Silva (PPS) avalia a interação entre a Escola do Legislativo e o Programa Antonieta de Barros como positiva. “É uma ação bem vinda dentro do propósito do Programa Antonieta de Barros, que há quase 10 anos trabalha com a inclusão dos jovens de baixa renda familiar ou condição étnica, onde muitos são excluídos socialmente”, frisou.
Ao considerar uma iniciativa inovadora, a coordenadora do PAB, Marilú Lima de Oliveira, explica que o programa com a escola estabelece uma relação política muito mais amadurecida. “As equipes fazem uma avaliação conjunta, onde o programa oportuniza tanto as escolas como aos professores projetar para o próximo ano de forma mais contundente uma relação mais próxima dos estagiários, acompanhando suas expectativas, além de oferecer orientação explorada”, comentou.
Segundo a gestora do Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, Lea Medeiros Cardoso, a reunião oportunizou o início da proposta pedagógica de formação dos estagiários do PAB. Lea explicou que, nos últimos dois meses, foram realizadas aulas com diversos professores abordando diferentes temas, entre eles a política afirmativa que será ministrada pela professora Dora Lúcia, um dos objetivos do PAB.
De acordo com ela, a partir desse passo, juntamente com a experiência dos professores, foi possível iniciar esta elaboração da proposta pedagógica, que será estabelecida durante período de dois anos de permanência dos estagiários no Legislativo. “Dentro dessa proposta, os estagiários trabalham em suas designadas funções durante quatro dias e no quinto dia participam da formação na Escola do Legislativo. Além de oportunizar o estágio no Parlamento, contribuindo para sua formação profissional, ele estará contribuindo para sua formação como sujeito na sua integralidade, tanto na questão cultural quanto pedagógica”.
Sala de Imprensa