Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/09/2019 - 20h43min

Escola do Legislativo e Udesc abrem seminário de capacitação sobre a BNCC

Imprimir Enviar
Seminário foi aberto nesta quarta na Alesc e terá sequência com encontros presenciais na Udesc/Faed
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com a Udesc/Faed, deu início na noite desta quarta-feira (18) ao seminário “Conhecer, Discutir e Monitorar a Legislação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)", voltado à capacitação de professores. A abertura do evento ocorreu no Auditório Antonieta de Barros, na Alesc, com a palestra do professor doutor Lourival José Martins Filho.

De acordo com a diretora de Extensão da Udesc/Faed, Rosa Martins, o objetivo do seminário é preparar os professores para a implantação do BNCC, documento instituído por uma resolução de 2017 do Ministério de Educação para nortear a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares de todo o Brasil, indicando as competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade.

“O seminário aponta as especificidades de cada área do conhecimento e o que a base traz para o trabalho de sala de aula e de que forma os professores terão que aplicá-la no cotidiano”, explica Rosa. No caso do seminário promovido pela Escola do Legislativo e pela Faed/Udesc, o enfoque será nos Anos Iniciais e nas disciplinas de Geografia e História (anos finais e ensino médio).

Na palestra de abertura, o professor Lourival José Martins Filho, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Udesc, apresentou aos participantes, de forma detalhada, o conteúdo da resolução que instituiu a BNCC. Segundo ele, trata-se de uma leitura da versão inicial da BNCC e de como ela deve ser aplicada nas redes de ensino do estado e dos municípios.

O palestrante abordou principalmente os conceitos centrais da base, como aprendizagem, competências, prática pedagógica, entre outros. “Esta base vai traçar diretrizes para as práticas pedagógicas dos professores na educação básica, o que significa novas aprendizagens para os professores”, disse o professor. “A base trabalha com foco na aprendizagem por competência, definição de aprendizagens essenciais que todos devem se apropriar, na formação de professores que priorize a habilidade dos estudantes.”

O seminário terá sequência com encontros presenciais na Udesc/Faed, que vão abordar a BNCC voltada para os Anos Iniciais e para as disciplinas de Geografia e História.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar