Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/12/2012 - 14h00min

Escola completa 12 anos com ações que alcançam mais de 11 mil pessoas

Imprimir Enviar
AVEVI - Arquivo

Um público de 11.562 pessoas foi atendido neste 12º ano de atividades da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, comemorado ontem (19). Com ações amplas e consistentes e uma agenda lotada foram ministrados cursos focados na formação política e na educação para a cidadania em três linhas de ação – Programa de Formação de Agentes Públicos e Políticos; Programa de Formação e Aperfeiçoamento Profissional e Programa Conhecendo o Parlamento.

A Escola de Santa Catarina é a terceira do gênero criada no país com o objetivo de promover o aperfeiçoamento constante dos agentes envolvidos com o Poder Legislativo, tanto dos servidores quanto dos próprios parlamentares, fortalecendo sua relação com a sociedade. A Escola do Parlamento catarinense promove reflexão e qualificação de seu exercício como agente político e público.

Programas promovidos pela Escola
No Programa Formação de Agentes Públicos e Políticos mais de 4 mil pessoas participaram dos cursos de cerimonial, de capacitação dos servidores dos legislativos municipais e do programa A Universidade e o Parlamento
As mulheres tiveram espaço especial na programação. A Escola do Legislativo organizou a comemoração do Dia Internacional da Mulher, em vários municípios do estado. Vereadoras e deputadas debateram “A participação da mulher na política e os direitos humanos”. Em março, a Escola também levou o Curso de Formação Política para Lideranças Comunitárias – Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) para os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirin e Barra Velha.

Promoveu a realização dos Seminários Regionais Eleições 2012, uma promoção do Ministério Público de Santa Catarina em parceria com a Assembleia Legislativa, por intermédio da Escola do Legislativo Deputado Lício da Silveira, com a participação da Procuradoria Regional Eleitoral e apoio do Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Contas de Santa Catarina. O evento teve início em abril, percorreu o interior e foi concluído em Florianópolis, em julho. Os seminários foram levados aos seguintes municípios: Mafra, Joinville, Itajaí, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Concórdia, Araranguá, Criciúma, Tubarão, Lages, Rio do Sul, Blumenau e Florianópolis.

Programas como o de Enfrentamento ao Bullying e o curso de Gestão Documental foram mais ações da Escola, que contou ainda com a participação de mais de 400 pessoas nos cursos ministrados em Florianópolis: Valores Humanos, Pós-graduação, Formação dos Estagiários do Programa Antonieta de Barros, Intensivo de Língua Portuguesa, Regras das Eleições 2012, Redação WEB, Cerimonial Público e Empresarial, Protocolo, Produção Telejornalismo, Redação e Técnica Legislativa, Atendimento ao Público e Postura Profissional e Reforço Pedagógico para Estagiários do Programa Antonieta de Barros.                                  

Educação para Cidadania
Educação para Cidadania é o programa que reúne maior número de participantes. Este ano, cerca de 8 mil pessoas estiveram envolvidas com as atividades em várias regiões do Estado. O calendário teve início em março, em Florianópolis, Capinzal, Imbuia e São Carlos com os Vereadores Mirins. Em junho, foi promovido o incentivo à Criação do Projeto Vereadores Mirins na Câmara de São Lourenço do Oeste e, em novembro, houve o III Encontro Estadual de Vereadores Mirins, na Capital.

A Escola também apoiou a realização do Fórum sobre Desenvolvimento, Federalismo e Dívidas dos Estados: Centralização do Poder e Dívida dos Estados, em Florianópolis, além do Programa Parlamento Jovem, implantado em 2005, por proposição da deputada Ana Paula Lima (PT).

O Parlamento Jovem, inserido no Programa Educação para a Cidadania, é realizado duas vezes por ano, e já atendeu mais de 500 estudantes com a proposta de estimular a participação da juventude na política. Segundo a parlamentar, a iniciativa de oportunizar os jovens de vivenciar a política de perto é acreditar na transformação da sociedade.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar