Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/10/2013 - 15h57min

Escola do Legislativo atrai jovens para debater política na Capital

Imprimir Enviar
Palestrante Rafael Pedro Mariotto. Foto: Pedro Squizatto Fernandes

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira participou da II Semana Multicultural do Instituto Estadual de Educação (IEE) propondo um amplo debate. Na tarde de terça-feira (08), cerca de 200 estudantes do Ensino Médio, divididos em duas turmas, assistiram a palestra de Rafael Pedro Mariotto  com o tema “A Participação do Cidadão na Política”.  A atividade faz parte do Programa Conhecendo o Parlamento, instituído pela Resolução Nº 8/2006, com o objetivo de aproximar a sociedade catarinense do Poder Legislativo.

O palestrante é graduado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e estudante do Curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Foi professor substituto no campus de Curitibanos da UFSC, em 2009 e 2010 e também foi tutor de cursos à distância da UFSC e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), além de ministrante do projeto Escola Cidadã - Faça Parte Dessa Construção, realizado em 2010. Desde então, Mariotto tem viajado por Santa Catarina falando sobre política para jovens, inclusive para alunos do Ensino Fundamental.

“Procuro apresentar, aos estudantes, casos do dia-a-dia, a exemplo das manifestações de rua deste ano, para aproximar a política da sua realidade. O interessante é adequar a linguagem de acordo com a faixa etária de cada turma e incentivar a troca de ideias”, ensinou Mariotto. Essas experiências , em diferentes regiões do Estado, convenceram o palestrante de que existe uma crise de representatividade no Brasil e por isso elegeu este tema como foco: “Depois de tanto lutarmos para conquistar a democracia não é possível que os brasileiros deixem de acreditar no poder do voto”, ponderou.

Miriã Aline Pessoa dos Santos, 16 anos, aluna do primeiro ano do Ensino Médio, escolheu a palestra porque tem interesse pelo cenário político nacional. A maioria das informações sobre o assunto ela adquire por intermédio da televisão. A estudante ainda não decidiu seu futuro profissional. Pensou em ser advogada e, por isso, participou da palestra para entender melhor o funcionamento do Estado.
 

Rossana Espezin
Sala de Imprensa

Voltar