Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/06/2024 - 14h22min

Escola do Legislativo apresenta projetos inovadores em encontro nacional da Abel, em Brasília

Imprimir Enviar
Lançamento do projeto de pesquisa em parlamento aberto realizado em fevereiro, em Schroeder

Dois projetos inovadores da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira serão apresentados no 39° Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), em Brasília, esta semana. Um deles, na modalidade de educação legislativa, é o curso de comunicação básica em Libras, que concorre ao Prêmio Abel 2023/2024, na categoria. O principal objetivo do projeto é o atendimento e a inclusão de pessoas com deficiência, em especial, as pessoas surdas, por meio da qualificação de profissionais da própria Assembleia Legislativa catarinense.

O outro projeto concorre ao Prêmio Abel na modalidade Inovação. Trata-se da pesquisa aplicada, ‘Parlamento aberto: inovação e colaboração nas Câmaras de vereadores catarinenses’. Este projeto tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre “dados em educação” realizada em parceria entre a Escola do Legislativo da Alesc, o grupo de Pesquisa Politeia, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/Esag), a Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina (CGE/SC) e a Organização da Sociedade Civil Act 4 Delivery (A4D), com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e aplicação na Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi).

A diretora da Escola da Alesc, Marlene Flegler, que embarca para Brasília na manhã desta quarta-feira (5), explica que a intenção com esse projeto é "apresentarmos o processo de construção colaborativa de uma metodologia sobre dados em educação, promovendo a cultura de transparência e de práticas de parlamento aberto em Santa Catarina, refletindo sobre as potencialidades e os desafios para a implementação e as possíveis aprendizagens decorrentes da pesquisa com agentes públicos e políticos dos municípios que integram a Avevi."

No estado, o conceito de governo aberto tem sido voltado basicamente ao Poder Executivo. A aplicação da pesquisa no legislativo é uma iniciativa inovadora que parte da percepção da possibilidade de incentivar o protagonismo do parlamento na agenda da educação, incentivando inovações nas áreas da política e da gestão. As Câmaras de Vereadores, desse modo, podem ganhar notoriedade como o portal e os políticos como a ponte que conecta o Estado e a Sociedade.

Encontro Abel
Nos três dias do evento, que ocorrerá nas dependências do Senado, Câmara Federal e Câmara Distrital, serão apresentadas palestras e projetos das escolas associadas à Abel. O objetivo é reunir representantes de escolas legislativas e de tribunais de contas de todo o Brasil, promovendo a troca de experiências e discussões sobre boas práticas no campo legislativo, no controle externo e na educação legislativa, uma prática que  proporciona aos cidadãos, estudantes, funcionários públicos e demais interessados um entendimento mais amplo e aprofundado sobre o funcionamento da democracia representativa, incentivando a participação cívica, o debate de políticas públicas e a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos no contexto legislativo.

Entre os palestrantes confirmados estão Stela Maria Vaz, diretora do Comitê de Igualdade do Senado Federal, que falará sobre equidade de gênero; Rildo Cosson, doutor em Letras e Educação, autor de livros, pesquisador do Ceale – UFMG e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba, que abordará o tema “Uma Escola para o Legislativo”; e Humberto Dantas, doutor em Ciência Política e coordenador de graduação da Fipe, que debaterá com os participantes sobre “Escolas do Legislativo em Rede e a Longo Prazo”. A programação também contempla apresentações das atividades das escolas em diferentes regiões do país.

Segundo o presidente da Abel, Roberto Lamari, o encontro é uma oportunidade de aproximar as pessoas que fazem a educação legislativa acontecer em mais de 400 municípios brasileiros, permitindo que se conectem, troquem experiências e realizem ações futuras de forma colaborativa. “Poderia destacar uma dezena de projetos fantásticos espalhados pelo país que as escolas realizam após os encontros. Projetos que ampliam o acesso à educação legislativa a cada vez mais pessoas, como a Coleção em Miúdos, que traz em uma linguagem acessível a Constituição Federal, a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Igualdade Racial, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, frisou Lamari.

 

Rossani Thomas

Assessora de Comunicação da Escola do Legislativo da Alesc

(com Assessoria de Imprensa da Abel)

Contato: (48) 3221 2763

 

Voltar