Escola de Música Donaldo Ritzmann completa 60 anos e recebe homenagem
Uma noite solene e festiva. Assim foi a sessão promovida pela Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira (22), na Sociedade Ginástica Desportiva para celebrar os 60 anos de criação da Escola de Música Donaldo Ritzmann, de São Bento do Sul. Um dos pontos altos da evento foram as apresentações do conjunto de câmara, do coral e da banda sinfônica da Escola, que entoaram composições consagradas mundialmente. Em seus discursos, lideranças políticas e instrumentistas destacaram a importância da instituição no ensino da arte musical e na manutenção da tradição trazida pelos imigrantes que colonizaram a região.
Em suas seis décadas de trajetória, afirmou o deputado Silvio Dreveck (PP), proponente do evento, a instituição formou milhares de jovens e adultos, responsáveis pela criação e inúmeras orquestras, bandas e conjuntos musicais pelo estado. "Isso só foi possível graças ao aprendizado e conhecimento que lá adquiriram, fazendo com que hoje possam também contribuir para o enriquecimento da nossa cultura."
O deputado Antonio Aguiar (PMDB) lembrou a figura de Donaldo Ritzmann, que fundou a unidade de ensino e a dirigiu por 36 anos. "Donaldo marcou uma era. Foi um verdadeiro e polivalente guerreiro, que se tornaria um ícone cultural. Este homem que norteou a vida de centenas de pessoas por décadas e fez a diferença nos dias atuais. Não somente na Escola de Música, mas no legado cultural, uma riqueza que vai ser repassada a outras gerações.
A Escola, acrescentou o prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck (PMDB), é uma das grandes responsáveis pelo município ser conhecido pela alcunha de "cidade da música e do folclore". "Conseguimos manter essa imagem graças a dedicação dos seus profissionais, que souberam compartilhar seus talentos e enriquecer a cultura da nossa região."
Pela sua história e realizações, defendeu o deputado federal Espiridião Amin (PP-SC), a Escola de Música Donaldo Ritzmann já pode ser considerada parte do patrimônio imaterial do estado catarinense. "Inúmeros instrumentistas e talentos que foram descobertos ao longo desses 60 anos da nossa homenageada. Vocês têm essa responsabilidade, de multiplicar e difundir talentos, mantendo vivo o espírito musical de São Bento do Sul e de Santa Catarina."
Música: empenho e emoção
Fundada em 31 de março de 1954, por iniciativa da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, a Escola de Música Donaldo Ritzmann ganhou impulso a partir da sua integração à Fundação Cultural do município. De acordo com o atual diretor da Escola, Cláudio José Fagundes, a unidade conta com cerca de 450 alunos, matriculados nos 24 cursos oferecidos gratuitamente. Entre eles, teoria musical, técnica vocal e o aprendizado de 18 instrumentos musicais, entre clássicos e eruditos.
"Hoje novos talentos despontam nos mais variados estilos e vertentes musicais, resultado de um grande trabalho de equipe em que todos procuram cumprir suas funções, nem que para isso signifique sacrificar as horas de lazer." Os ensinamentos deixados por Donaldo Ritzmann, disse Fagundes, continuam a valer: "Colocar o ensino da música acima de qualquer interesse."
Para o professor José Slominski, responsável pela formação de diversos instrumentistas na região, a música pode atuar como fator de cultura e desenvolvimento, mas também como agente de mudança na vida de uma pessoa. "Fico emocionado quando vejo um aluno se transformando em professor, montando uma orquestra ou simplesmente admirando uma música. Quem tem música na alma, tem também esperança."
Personalidades homenageadas:
- Cláudio José Fagundes, atual diretor.
- Donaldo Ritzmann, fundador e diretor de 1954 a 1990.
- Marcos Malewschik, diretor de 1991 a 1994.
- Córdula Maria do Valle, diretora de 1995 a 2000.
- Ursula Bollmann, diretora de 2001 a 2008.
- Marcio Brosowsky, diretor de 2009 a 2012.
- Christa Weiss, ex-aluna e atual integrante da escola.
- Marcési Silene Ziebarth Maahs, professora há 26 anos.
Centenário de Willy Zumblick
Ainda durante a sessão, foram expostas 14 reproduções de obras do artista plástico Willy Zumblick, que se fosse vivo, completaria 100 anos. Para marcar o fato, a Assembleia Legislativa distribuiu durante o evento, livros que marcam o centenário de nascimento do pintor catarinense. Unidades agraciadas com as obras:
- Biblioteca Pública Municipal Luis de Vasconcelos
- Biblioteca Coronel Aire Borges Carneiro Campus II Univille de São Bento do Sul
- Sociedade Literária São Bento
- Biblioteca do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan)
- Biblioteca do Sesc de São Bento do Sul
Agência AL