Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/09/2016 - 14h58min

Equipe do filme “Cromossomo 21” visita a Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
Equipe foi recebida pelos deputados Gelson Merisio e José Nei Ascari

A equipe do filme “Cromossomo 21” e do projeto “Vem Inclusão” esteve na tarde desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Eles foram recebidos pelo presidente da Alesc, deputado Gelson Merisio (PSD), e pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado José Nei Ascari (PSD), no Gabinete da Presidência.

A equipe participa em Florianópolis do 6º Seminário Catarinense sobre Síndrome de Down, que ocorre nesta quarta, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), com apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O diretor do filme “Cromossomo 21”, Alex Duarte, será responsável pela palestra “Do Diagnóstico à Independência”, que encerra o evento.

Na palestra, ele mostra que a pessoa com síndrome de Down pode ser independente.  A mensagem da palestra é a mesma presente no filme, que ainda será lançado em circuito comercial nacional e internacional. “Cromossomo 21” conta a história de uma jovem com Down que se apaixona por um rapaz que não tem a síndrome. A obra deu origem a um livro, com o mesmo nome. O longa participou do Festival de Cinema de Gramado deste ano e foi selecionado para participar do Los Angeles Brazilian Film Festival, no fim de semana, em Hollywood. 

“Nosso objetivo é mostrar para os pais a importância de seus filhos serem independentes e mostrar que isso é possível”, afirma Duarte. “Nós temos casos de jovens com Down que fazem faculdade, se casam. É uma forma de desmistificar conceitos negativos e mostrar que essas pessoas são capazes.”

É o caso da jovem Pâmela Carolina de Andrade, de São José, na Grande Florianópolis. Única modelo plus size com Down registrada no país, ela atua em desfiles de moda inclusiva e também participou do filme “Cromossomo 21”. Ela é noiva de Israel, que conheceu na escola. Eles planejam se casar em 2017.

Palestras
Conforme Duarte, sua incursão no mundo da pessoa com Down começou quando ele conheceu a jovem Adriele Pelentir. O diretor era, na época, repórter de um jornal e acompanhou a aprovação de Adriele, que tem a síndrome, no vestibular para o curso de Nutrição. A jovem é protagonista do filme.

Inspirado pela história, o diretor iniciou as palestras por todo o Brasil, com a adesão de parceiros como a produtora do “Vem Inclusão – Luz, Moda & Arte”, Karina Carvalho, responsável pela realização de eventos inclusivos, como o desfile de moda para pessoas com deficiência. “O projeto tem o objetivo de resgatar a autoestima. Independência do tipo de deficiência, é possível promover alguma ação voltada para a moda”, comentou Karina.

O deputado José Nei Ascari afirmou que projetos como o “Cromossomo 21” são importantes para chamar a atenção da sociedade para a quebra de preconceitos e para a inclusão das pessoas com deficiência. “Avançamos bastante nessa questão, mas ainda temos muita coisa pela frente. A responsabilidade parte do poder público, mas a sociedade organizada, com ações como essas, cumpre um papel muito importante”, disse.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar