Epagri comemora os 60 anos da extensão rural e pesqueira em SC
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) comemorou nesta segunda-feira (29) os 60 anos da atividade de extensão rural e pesqueira no estado. Todos os escritórios municipais do órgão foram mobilizados para a data, com atividades que envolveram entidades agropecuárias, agricultores, funcionários e ex-funcionários. Em Florianópolis, a comemoração ocorreu no Centro de Treinamento (Cetre) da Epagri.
A extensão rural em Santa Catarina teve início em 29 de fevereiro de 1956, com a instalação do primeiro Escritório Técnico Agrícola (ETA) no estado. A atividade consiste no repasse e na troca de informações entre o extensionista, o pesquisador e o agricultor, visando principalmente o aumento na produtividade e a melhoria da renda do homem do campo.
Nos 60 anos de atuação, a extensão desenvolvida pela Epagri ampliou suas ações para pescadores, maricultores, índios e quilombolas, além de inserir a preocupação com a preservação do meio ambiente. A atividade também atua no desenvolvimento de tecnologias sociais de baixo custo e na promoção da autoalimentação dos assistidos.
“Temos que agradecer pela confiança depositada pelos agricultores, pescadores, maricultores e tantos outros personagens que acreditam no trabalho de extensão desenvolvido pela Epagri”, comentou o diretor de Extensão Rural e Pesquisa, Paulo Roberto Lisboa Arruda. “Santa Catarina é hoje o maior produtor em várias áreas e isso se deve ao trabalho de extensão rural desenvolvido há 60 anos e à dedicação dos produtores.”
A Epagri conta atualmente com 639 extensionistas espalhados por todo o estado, responsáveis por mais de 350 mil assistências anuais. Em Florianópolis, o trabalho de extensão da empresa possibilitou, a partir da década de 80, o desenvolvimento da maricultura na Ilha de Santa Catarina. Atualmente, o estado é o maior produtor nacional de ostras.
“Nós vivíamos um momento muito complicado, tanto na pesca como na maricultura, quando a Epagri chegou e transformou um sonho em realidade”, afirma o maricultor Ademir Dario dos Santos. Ele se emociona ao comentar sobre o trabalho de extensão desenvolvido pela empresa na produção de ostras e mariscos, responsável pelo sustento de várias famílias na Capital. “Nossa vida mudou depois disso, consegui estudar meus filhos com a maricultura. Por isso, eu não vejo a Epagri só como extensão, é como uma família”, completou.
A Assembleia Legislativa também vai comemorar os 60 anos de extensão rural e pesqueira em Santa Catarina, com a realização de uma sessão solene, no dia 7 de março, às 19 horas, por solicitação do deputado José Milton Scheffer (PP). A solenidade será na sede da empresa, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.
Agência AL