Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/04/2023 - 13h23min

Entrega do contorno da Gde. Florianópolis está mantida para dezembro deste ano

Imprimir Enviar
Deputados e outras autoridades acompanham as explicações do diretor da Arteris, durante a visita às obras do contorno da BR-101
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A entrega do contorno viário da BR-101, na Região Metropolitana de Florianópolis, está mantida para dezembro deste ano. A informação foi passada pelo diretor de Operações da concessionária Arteris Litoral Sul, Antonio Cesar Ribas Sass, aos deputados da Frente Parlamentar da Grande Florianópolis, que fizeram uma visita técnica às obras, na manhã desta quinta-feira (27).

Considerada a maior obra viária em execução no Brasil, o contorno da Grande Florianópolis terá como objetivo principal reduzir o tráfego no trecho urbano da BR-101 entre Biguaçu e Palhoça, melhorando a mobilidade da região. De acordo com o diretor da concessionária, praticamente 75% da obra está concluída.

“Nós temos avançado em torno de 3% ao mês na conclusão das obras. Todos os pontos do contorno estão em obra, com mais de 2 mil trabalhadores e 500 equipamentos. Nesse ritmo, se tudo continuar como está, a entrega do contorno será em dezembro de 2023”, afirmou Sass.

O diretor informou que dos 50 quilômetros de extensão, 30 já estão pavimentados. Dos quatro túneis duplos previstos, um ainda não teve a perfuração concluída, o que deve ocorrer até julho. O custo final do empreendimento será de R$ 3,9 bilhões.

Sass disse que os pontos mais problemáticos são os entroncamentos com a BR-101, tanto no norte, em Biguaçu, como no sul, em Palhoça, principalmente com relação ao solo.

Ele também apontou problemas enfrentados pelo empreendimento, como a saída da empreiteira Camargo Correa, a pandemia e as chuvas em excesso. “Apesar desses percalços, a Arteris não vai deixar de entregar essa obra, até porque isso vai destravar outras ações que queremos realizar na BR-101.”

O coordenador da frente parlamentar, deputado Camilo Martins (Podemos), destacou que a visita foi importante para cobrar a conclusão da obra dentro do prazo esperado. “Temos esse compromisso da Arteris de entregar o contorno até dezembro. Vamos ficar atentos a essa questão. Essa obra é essencial para a nossa economia, para melhorar a nossa mobilidade”, afirmou.

Também participaram da visita os deputados Sérgio Guimarães (União), Lunelli (MDB), Jair Miotto (União), Marquito (Psol) e Matheus Cadorin (Novo). Lunelli, que é presidente da Comissão de Transportes da Alesc, se disse surpreso com o andamento das obras e está confiante na conclusão dentro do prazo.

Miotto afirmou que a visita respondeu muitas perguntas, que também são dúvidas de moradores da região, com relação ao término do contorno. Marquito destacou a importância da atuação da frente parlamentar na fiscalização e no acompanhamento das obras, considerada por ele fundamental para resolver os problemas de mobilidade.

Sergio Guimarães lembrou que a conclusão do contorno está atrasada em mais de 10 anos. “Temos que seguir vigilantes e fiscalizando as obras para que não haja mais atrasos”, comentou. Já Cadorin destacou a importância do empreendimento para a economia catarinense.

A visita foi acompanhada por autoridades municipais da região, como o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia; o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper; e o vice-prefeito de Biguaçu, Alexandre Martins de Souza.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar