Parlamento homenageia entidades e lideranças comunitárias de Chapecó
Entidades e lideranças comunitárias de Chapecó lotaram as dependências do Clube Industrial do município, na noite de quinta-feira (4), para receber homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelas ações prestadas à sociedade chapecoense. Solicitada pela deputada Luciane Carminatti (PT) e aprovada pelo demais parlamentares do Legislativo estadual, a iniciativa reconhece o trabalho fundamental e permanente na organização das instituições que contribuem para a conquista e melhoria da qualidade de vida das famílias chapecoenses.
Ao enaltecer o trabalho realizado pelas entidades e lideranças comunitárias, Luciane destacou a importância das ações praticadas em prol do desenvolvimento e futuro de Chapecó. “Esta é uma classe que trabalha a unidade em defesa da vida, do meio ambiente, da cultura e especialmente das políticas públicas, das organizações sociais e em prol da sociedade. Trabalhos como esse não podem passar despercebidos, é por isso que estamos aqui hoje reconhecendo e incentivando que estas ações de iniciativa voluntária só possam crescer”, avalia.
Na visão do presidente da União Comunitária de Chapecó, Elso Almeida, o trabalho desenvolvido pela comunidade faz parte do dia a dia, “é uma forma de complemento da vida, em que cada família sempre tem a ganhar com o ato de fazer o bem ao próximo, tanto quanto aquela que recebe”, explica. Segundo ele, se não existir uma associação escolar, conselho de saúde ou uma associação de bairros com uma atividade organizada, não existe perspectiva de uma vida melhor. “A partir desse trabalho ganhamos conhecimento, e aprendemos a reconhecer nossos direitos e deveres. Sem dúvida, essa iniciativa melhora nossa qualidade de vida”, disse.
Entre os homenageados da noite, a professora e ministra da igreja católica, Rosinei Tibola Rodrigues, enfatizou a importância de receber do Poder Legislativo estadual o reconhecimento por toda a atividade desenvolvida em conjunto com a comunidade. “É com muito orgulho que hoje recebemos esta homenagem. Trata-se de um trabalho simples, mas com um valor muito grande para as pessoas que precisam e para as próprias comunidades, que lutam por seus direitos. Trabalhamos sem horário, mas com a certeza de que este trabalho voluntário, no qual nos dispomos a lutar pelos direitos da comunidade, alcança resultados através das iniciativas dessas associações e entidades”, afirmou.
Ainda entre os homenageados, o radialista Paulo Gomes salientou que o trabalho de um líder comunitário começa nas pequenas coisas. “É no simples trabalho e nas pequenas ações que se faz a diferença. Atuando em grupos ou sozinhos, os membros da sociedade fazem com que essas ações se transformem em mudanças positivas para a construção e crescimento de um município.”
Presente no evento, o vereador Cleiton Fossá acrescentou que a atividade das entidades e lideranças muitas vezes substitui o trabalho do poder público. “Essa é uma atividade significativa, pois os líderes comunitários, que muitas vezes fazem o papel dos legisladores por meio das pequenas ações, socorrem as principais dificuldades enfrentadas pela comunidade”, apontou.
Durante a solenidade, aproximadamente 60 entidade e lideranças comunitárias receberam uma placa comemorativa concedida pelo Parlamento catarinense.
Sala de Imprensa