Entidades do norte do Estado apresentam reivindicações do setor turístico
Na sessão itinerante da Assembleia Legislativa, realizada nesta terça-feira (4) em Joinville, dirigentes do Grupo de Escoteiros Iguaçu, de Porto União, da Chiesetta Alpina, de Jaraguá do Sul, e da Blue Zones apresentaram seu trabalho e reivindicações à sociedade.
O diretor Celso Moreira de Castilho relatou os desafios enfrentados na manutenção de um prédio histórico no centro de Porto União, sede do grupo escoteiro mais antigo do Estado. “O prédio data de 1913, foi sede de escola pública, do Fórum, ficou abandonado por um período e é a nossa sede desde a década de 1980. Em 2007, por intermédio de um projeto cultural com o governo do Estado, conseguimos revitalizar a fachada do imóvel.”
Castilho afirmou que o grupo de escoteiros luta pela manutenção de um patrimônio histórico e cultural do município. “Precisamos de um aporte financeiro pois há infiltração no telhado, rachaduras e cupins que comprometem a sua estrutura.”
Pequena igreja
Um belo monumento ao imigrante italiano, a Chiesetta Alpina, inaugurada em 15 de dezembro de 2012 e localizada no Morro Boa Vista, em Jaraguá do Sul, foi reverenciado por sua presidente, Iria Tancon. “Traduzindo para o português, chiesetta é uma pequena igreja. Uma obra que é o fruto de um sentimento de gratidão às pessoas que no final do século 19 chegaram para colonizar Santa Catarina e transformar o Estado numa potência cultural e econômica.”
Iria lembrou que em fevereiro a Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), promoveu uma sessão solene em homenagem aos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. “Nos primeiros anos a Chiesetta Alpina recebeu a visita de 20 mil pessoas de 27 países, uma estrutura similar à milenar Igreja de São Simão, nos Alpes italianos. Venham conhecer esta relíquia.”
Qualidade de vida
O diretor da BZB, Fábio Marchese, anunciou que Joinville será a primeira cidade do mundo, fora dos Estados Unidos, a ser estudada para ser impactada pelo projeto. “Trata-se de uma metodologia para transformar cidades comuns em cidades Blue Zones, com benefícios incríveis em áreas como turismo e segurança, redução dos custos com saúde e promoção de inovação.”
Ele afirmou que 75 cidades americanas foram beneficiadas com a ideia. “Joinville está no início desta transformação, um projeto da iniciativa privada que trará benefícios econômicos e uma melhor qualidade de vida à população. Um programa baseado no voluntariado, adaptação de políticas públicas e um grande envolvimento da comunidade.”
Agência AL