Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/04/2022 - 08h19min

Engenheiro agrônomo José Oscar Kurtz recebe título de Cidadão Catarinense

Imprimir Enviar
A solenidade foi realizada no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa.
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A Assembleia Legislativa concedeu o título de Cidadão Catarinense ao engenheiro agrônomo José Oscar Kurtz. A honraria foi entregue durante sessão especial realizada na sede do legislativo, em Florianópolis, na noite desta segunda-feira (18). A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e lideranças políticas.

José Oscar Kurtz é considerado um dos pioneiros no desenvolvimento da pesquisa agropecuária de Santa Catarina. Participou da criação e foi o primeiro presidente da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc), precursora da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Pela importante contribuição para a agricultura catarinense, a Assembleia Legislativa aprovou a concessão do título de Cidadão Catarinense a Kurtz. A iniciativa foi do deputado José Milton Scheffer (PP), que também é engenheiro agrônomo. “O engenheiro Kurtz ajudou a construir a história de um segmento produtivo, que no futuro veio a ser uma das maiores vocações econômicas do nosso estado, a nossa agricultura. Com a sua equipe, construiu uma rede estadual de estações experimentais que proporcionou uma grande evolução na produtividade da agricultura catarinense, melhorando a renda da população. Por isso, nós estamos hoje aqui para prestar essa homenagem”, justificou Scheffer.

Emocionado, Kurtz agradeceu a honraria recebida. “Considerando que a Alesc representa a sociedade catarinense como um todo e legitimamente, posso inferir que, satisfeita com os meus trabalhos, resolveu agraciar-me com o honroso título de Cidadão Catarinense. Eu pergunto: pode existir honraria maior para um servidor público que foi pago pela sociedade para realizar tarefas em prol da mesma? Para mim, não. É suficiente. Portanto, essa honraria, além de tudo, concedeu-me a convicção de dever cumprido e da minha realização profissional”.

Também se pronunciou sobre a homenagem ao engenheiro agrônomo José Oscar Kurtz, o diretor-presidente da Epagri, Giovani Canola Teixeira. “Foi na sua gestão à frente da Empasc que o sistema de pesquisa estadual se desenvolveu e realmente decolou, com o fortalecimento da rede das estações experimentais, formando essa rede que existe até hoje no pleno desenvolvimento das atividades de pesquisa em Santa Catarina”. O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto, destacou que “o esforço do engenheiro Kurtz para desenvolver a pesquisa agropecuária através da Empasc aqui em Santa Catarina só nos trouxe avanços. O estado tem muito a agradecer pela eficiência que José Oscar Kurtz trouxe para a nossa pesquisa e isso se reflete em resultado, em renda e em arrecadação”.  

José Oscar Kurtz é natural de Porto Alegre. Formou-se engenheiro agrônomo em 1960 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Chegou a Santa Catarina em 1962, contratado pelo Ministério da Agricultura para atuar na estação experimental de Caçador, com a tarefa de produzir sementes de trigo e de mudas frutíferas de clima temperado. Kurtz ainda atuou no departamento técnico-científico da Embrapa, na superintendência do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Cidasc, Fatma e no Ministério Público.

Confira aqui mais fotos do evento.

Honraria
De acordo com a legislação estadual que regulamenta a concessão de Título de Cidadão Catarinense (Lei 16.721/2015), a honraria é conferida a “pessoas físicas imbuídas de elevado espírito público e possuidoras de virtudes éticas e idoneidade moral que tenham atuação destacada em benefício do Estado e da sociedade catarinense”.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar