Encontro nacional reúne diretores de assembleias e câmaras municipais
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina é palco do XII Encontro Nacional dos Diretores-Gerais de Casas Legislativas, promovido pelo Fórum de Diretores-Gerais de Casas Legislativas. O evento foi aberto na noite desta quinta-feira (6), no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, e prossegue até esta sexta-feira (7), reunindo diretores de assembleias legislativas e câmaras de vereadores de vários estados e municípios.
Conforme o presidente do fórum, Eduardo Vieira Moreira, diretor-geral do Legislativo mineiro, os encontros são semestrais e tiveram início em 2010 com a proposta de possibilitar a troca de experiências entre os poderes legislativos. “Os problemas nas assembleias e câmaras são comuns, apesar das peculiaridades regionais. Nossa proposta é pegar as experiências exitosas e disseminá-las”, explica Moreira.
O tema do encontro é Gestão Pública e Governança. Segundo a diretora-geral adjunta da Câmara dos Deputados, Regina Martins Botelho, o fórum permite melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos parlamentos. “A sociedade exige respostas cada vez mais dinâmicas das casas legislativas e demanda, também, por serviços públicos com mais qualidade por parte dos parlamentos”, afirma.
O diretor-geral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Carlos Alberto de Lima Souza, destaca que o intercâmbio entre os parlamentos é importante para o fortalecimento da gestão pública. “Essa troca de experiências possibilita que os anseios da sociedade pelo uso correto e eficiente do dinheiro público e pelo aprimoramento da transparência sejam atendidos”.
O evento foi aberto com a presença do chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia, Antoninho Tibúrcio Gonçalves, que representou o deputado Romildo Titon (PMDB), presidente do Parlamento catarinense. Na primeira palestra, os participantes conheceram a experiência do Parlamento Digital, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O encontro tem sequência nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, com mais cinco palestras sobre temas como sistemas de controle, planejamento estratégico, processo eletrônico, portal da transparência, entre outros.
Agência AL