13/03/2009 - 12h26min
Encontro de Vereadores discute importância da imprensa e Plano Diretor
Mais de 450 pessoas, entre vereadores e servidores, que representam 86 câmaras do estado, lotaram o Auditório Antoniete a de Barros, na Assembleia Legislativa, no último dia do Encontro Estadual de Vereadores. O evento, promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), tem como principais temas de discussão as questões legais do exercício do mandato atualizadas, como leis e fiscalização dos atos do Executivo municipal.
No dia de hoje (13), duas palestras movimentaram o público pela manhã. O jornalista Luiz Carlos Prates abordou o tema “A importância da imprensa no mandato do vereador”. Prates afirmou que a imprensa exerce um grande papel na vida do mandatário político. “O jornalista traduz os acontecimentos para o leitor. Ele é um analista de informações. Por isso ele é importante. É através dele que as cidades tomam conhecimento de importantes questões”, disse.
Declarou ainda que toda pessoa tem seu livre arbítrio e isso deve ser respeitado, a partir do momento que todas as decisões tomadas devem ser baseadas na responsabilidade. “Tudo o que acontece na sua vida é você que atrai. Os resultados são consequência daquilo que você pensa. É aí que entra a imprensa. Quando se há responsabilidade nos seus atos, há verdade na imprensa”, destacou.
A segunda palestra falou sobre “Os vereadores no processo de elaboração de Planos Diretores Participativos, com a arquiteta e urbanista Valesca Marques. Ela destacou que o principal objetivo da palestra é sensibilizar todos os vereadores sobre a importância do Plano Diretor. “Se o vereador se dedica ao Plano Diretor, ele facilita sua interação com a comunidade. É uma ferramenta poderosa para que se tenha um mandato coerente. A participação dele na sua elaboração é uma via de mão dupla porque traz benefícios para a comunidade e para ele também”, disse
Ela também definiu o Plano Diretor como o resultado do planejamento participativo do município. Frisou que o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população. “Ele facilita tanto o trabalho do legislador municipal, quanto dos técnicos da prefeitura. É necessário e bom para todos”, finalizou.
A partir das 14 horas, será abordado o tema “Importância do conhecimento das leis orçamentárias para fins de fiscalização da aplicação dos recursos públicos, com os diretores do Tribunal de Conta de SC, João Luiz Gattringer e Geraldo José Gomes. (Graziela May Pereira/Divulgação Alesc)