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07/11/2014 - 09h38min

Encontro de gestores legislativos promove intercâmbio de experiências

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Assembleia Legislativa de Santa Catarina sedia 12º Encontro Nacional de Diretores Gerais de Casas Legislativas. FOTOS: Solon Soares/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina sedia o 12º Encontro Nacional de Diretores Gerais de Casas Legislativas. A abertura do evento, realizado na Sala das Comissões, foi na noite de quinta-feira (6). Palestras e mesas-redondas serão realizadas durante todo o dia nesta sexta-feira (7). O encontro coloca em contato representantes de diversas instituições legislativas –Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e  câmaras de vereadores – com o objetivo de promover o intercâmbio de informações.

O evento possibilita, conforme o diretor geral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Carlos de Lima Souza, “a troca de experiências de maneiras de como fazer a gestão no poder público, que hoje exige uma atualização diária das atitudes”. Na gestão das casas legislativas, os principais desafios, na opinião dele, incluem “a boa gestão dos recursos públicos, o dinheiro do povo, e a transparência”.

As palestras previstas no programa do encontro abordam as inovações e boas práticas adotadas em relação ao processo legislativo e à gestão administrativa ou financeira das casas legislativas. Os assuntos do dia incluem temas como sistemas de controle interno, modernização tecnológica, planejamento institucional e transparência. Na troca de experiências, o grupo busca soluções para questões comuns ao Poder Legislativo, seja na esfera federal, estadual ou municipal.

Controles internos
Auditor e consultor do setor público na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, José Osvaldo Glock abriu o ciclo de palestras falando sobre a importância dos sistemas de controle interno nas assembleias legislativas. “Implantar mecanismos de controle interno é uma obrigação constitucional. O grande segredo é não apenas cumprir a obrigação, mas criar ferramentas de apoio à gestão focadas no controle preventivo”, disse. Glock citou como exemplo os mecanismos implantados na assembleia mato-grossense. “Mapeamos os processos, identificamos as rotinas e verificamos quais são os pontos em que há risco e que precisam de uma ferramenta de controle”, explicou.

A segunda palestra da manhã, proferida por Heraldo Marinelli, servidor da Assembleia Legislativa do Maranhão, abordou a importância da inovação tecnológica. Ele frisou a necessidade de ferramentas e equipamentos para o desenvolvimento das atividades de maneira mais produtiva. Citando as inovações implantadas no Parlamento maranhense, destacou dez itens que incluem desde a segurança no acesso ao prédio, áudio, vídeo e registros de conteúdos.

Uma das inovações implantadas é um sistema que torna mais ágil o trabalho da taquigrafia. O sistema capta o som e um software o converte instantaneamente em relatório, que posteriormente é revisado. Essa ferramenta possibilita a revisão e o fechamento mais rápido das atas das sessões, por exemplo. “A integração de tecnologias assegura maior produtividade, acelera os processos e as respostas às demandas da sociedade”, afirmou Marinelli.

Lisandrea Costa
Agência AL

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