Encontro de Recreação das Apaes do Brasil ocorre nesta sexta-feira, em Penha
Um dia de lazer e brincadeiras no maior parque temático do Brasil é a proposta do 21º Encontro de Recreação e Lazer das Apaes do Brasil, que será realizado nesta sexta-feira (dia 8), no Parque Beto Carrero World, em Penha, no Vale do Itajaí. Além de diversão, a ideia é angariar fundos para a manutenção das entidades. São esperados, este ano, quatro mil alunos no complexo, dividido em três segmentos: zoológico, parque e shows. O convite foi feito pela presidente da Apae de Penha, Susana Perinotti de Borba.
Maior rede de atenção à Pessoa com Deficiência
As raízes históricas e culturais do fenômeno "deficiência" sempre foram marcadas por forte rejeição, discriminação e preconceito. E, diante da ineficiência do Estado em promover políticas públicas sociais que garantam a inclusão dessas pessoas, surgem famílias empenhadas em quebrar paradigmas e buscar soluções alternativas para que seus filhos com deficiência intelectual ou múltipla alcancem condições de serem incluídos na sociedade, com garantia de direitos como qualquer outro cidadão.
Nesse contexto, surgiram as primeiras associações de familiares e amigos que se mostraram capazes de lançar um olhar mais propositivo sobre as pessoas com este tipo de deficiência. Convivendo com um Estado desapercebido das necessidades de seus integrantes, tinham a missão de educar, prestar atendimento médico, suprir suas necessidades básicas de sobrevivência e lutar por seus direitos, na perspectiva da inclusão social.
Essa mobilização teve que contar com o apoio de vários profissionais que, acreditando na luta dessas famílias, empreenderam estudos e pesquisas, buscaram informações em entidades congêneres no exterior, trocando experiências com pessoas de outras nacionalidades que também sofriam a imposição de um sistema capitalista que tendia a aniquilar as pessoas "descapacitadas".
Foi então que, no Brasil, essa mobilização social começou a prestar serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessitassem, em locais que foram denominados como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que hoje conta com cerca de 250 mil pessoas com estes tipos de deficiência, organizadas em mais de duas mil unidades presentes em todo o território nacional.
Toda essa mobilização em torno da pessoa com deficiência, impulsionada pela Declaração dos Direitos Humanos, que culminou na criação das Apaes e, com a expansão desta iniciativa Brasil afora, convencionou-se a tratá-la como o "Movimento Apaeano".
Fonte: http://www.apaebrasil.org.br/
Serviço:
O que? 21º Encontro de Recreação e Lazer das Apaes do Brasil
Onde: Beto Carrero World, Penha, Santa Catarina
Quando: Sexta-feira, 08/08/2014
Agência AL