Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/04/2019 - 17h10min

Encerramento do Mês de Conscientização do Autismo repercute na tribuna

Imprimir Enviar
Livro sobre o autismo foi um dos assuntos trazidos à tribuna da Assembleia, nesta terça-feira (30)
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Para marcar o encerramento do Mês de Conscientização do Autismo, celebrado em abril, a ONG Autonomia, de Florianópolis, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (30). A convite do deputado João Amin (PP), a diretora da entidade, Andrea Monteiro, e os sócios da empresa Rockfella, Cícero Trindade e Rafael Calza, pronunciaram-se sobre as ações desenvolvidas em prol da inclusão do autista.

Andrea apresentou aos deputados o livro “Humor Azul – O Lado Engraçado do Autismo”, escrito por Rodrigo Tramonte, que é autista. A obra, elaborada na forma de história em quadrinhos, tem como objetivo mostrar como a inclusão do autista é possível.

“Já foram vendidos mais de 8 mil exemplares, o que possibilitou a autonomia financeira do seu autor”, comentou Andrea. “O livro já foi adotado pelas escolas estaduais e será usado também nas escolas de Florianópolis, levando, de forma didática, informação sobre o autismo”. Segundo ela, a obra será transformada em filme, com autorização para a captação de recursos por meio da Lei Rouanet.

Andrea também comentou sobre os projetos desenvolvidos pela ONG Autonomia. Em um deles, autistas vão produzir o manjericão que será utilizado por duas pizzarias da Capital.

Cícero Trindade, Andrea Monteiro e Rafael Calza“Eles estão sendo preparados para produzirem e se sentirem produtivos, dentro de sua autoestima. Nosso objetivo é fazer com que se sintam pessoas dignas, fazendo com que as pessoas parem de pensar que pessoas com deficiência são improdutivas”, disse.

Os empresários Cícero Trindade e Rafael Calza divulgaram as camisetas produzidas dentro do projeto Almas, voltado para ONGs locais. Conforme eles, parte das vendas foi destinada para a ONG Autonomia.

“Iniciamos esse trabalho com a ONG Autonomia, em função do mês do autismo, e vamos abordar outras entidades que desenvolvem esse trabalho de inclusão, ONGs voltadas à melhoria da qualidade da vida de comunidade”, comentou Cícero. “Queremos trazer outras causas que a gente possa apoiar através da moda”, completou Rafael.

O deputado João Amin parabenizou o trabalho desenvolvido pela ONG e pela empresa e destacou o talento de Rodrigo Tramonte. Kennedy Nunes, Milton Hobus e Marlene Fengler, todos do PSD, também elogiaram as iniciativas em prol da inclusão do autista.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar