Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/05/2016 - 18h40min

Embaixadores de estados membros da União Europeia visitam a Assembleia

Imprimir Enviar
Embaixadores da UE no Brasil

Pela primeira vez Santa Catarina sedia a reunião anual dos embaixadores dos estados membros da União Europeia, atuantes no Brasil. O encontro, que acontece até 1° de junho, em Florianópolis, reúne 18 representantes diplomáticos, entre eles, o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho. Com uma extensa agenda de reuniões e visitas oficiais, a delegação esteve na Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (31), onde foi recebida pelo presidente, Gelson Merisio (PSD), e demais parlamentares, durante a sessão ordinária. 

Com a sessão suspensa, Merisio falou sobre a grande semelhança entre o estado catarinense e a Europa, enfatizando que a visita, além de estreitar as relações comerciais e culturais, é a oportunidade de mostrar aos visitantes as diferenças de Santa Catarina. "Poder ter essa relação cultural e econômica constrói laços para o futuro que se consolidam com outras missões nossas para esses países." Na ocasião, o vice-presidente da Casa, deputado Aldo Schneider (PMDB), fez um breve pronunciamento em nome dos parlamentares.   

Visando conhecer o perfil étnico e socioeconômico catarinense, a comitiva busca, de acordo com Cravinho, aprofundar as relações econômicas, sociais, políticas e culturais entre Santa Catarina e países europeus. Segundo o embaixador, o estado foi escolhido por um conjunto de significantes razões, nas quais apontam Santa Catarina como o estado brasileiro mais parecido com a Europa.
Com destaque para inovação e tecnologia, assuntos de prioridade econômica da Europa, Cravinho ressaltou que a visita em diferentes polos catarinenses permite explorar maiores possibilidades de se encontrar caminhos para o futuro. "Buscamos fortalecer os laços com o Brasil, em especial com Santa Catarina. Neste sentido, nossa visita ao Parlamento é uma homenagem à democracia, uma vez que os 28 países que compõem a União Europeia são democráticos. Queremos compartilhar este valor base para a organização das nossas sociedades."

Com interesses sobre investimentos e mercados recíprocos, a delegação composta por embaixadores da Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e da própria UE iniciou sua programação no sábado (28) com uma empreitada turística para o grupo conhecer melhor o estado. A comitiva esteve na Fundação de Tecnologia do Estado (Fapesc), na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Federação das Indústrias (Fiesc), no Sapiens Park, na Assembleia Legislativa e passará também pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.

O secretário estadual de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, também participou da visita ao Legislativo. 

Embaixadores em visita à Alesc
União Europeia: João Gomes Cravinho
Alemanha: Dirk Brengelmann
Bélgica: Josef Smets
Croácia: Želiko Vukosav
Real da Dinamarca: Kim Hojlund Christensen
Espanha: Manuel de la Cámara Hermoso
Grécia: Kyriakos Amiridis
Hungria: Norbert Konkoly
Irlanda: Brian Glynn
Romênia: Diana Anca Radu
Suécia: Per-Arne Hjelmborn
Representando o embaixador da República Tcheca, Cônsul Sandra Lang Linkensederová
Representando o embaixador da Etônia, Cônsul Reigo Ginter
Representando o embaixador dos Países Baixos, Cônsul Van Honc
Representando o embaixador da Finlândia, Juha Savolaiten

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar