Embaixador de Luxemburgo visita a Assembleia Legislativa
O embaixador de Luxemburgo, Carlo Krieger, visitou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (30). Ele foi recebido pelo 1º vice-presidente da Alesc, deputado Nilso Berlanda (PL), além dos deputados Moacir Sopelsa (MDB), Dirce Heiderscheidt (MDB) e Rudinei Floriano (PSL).
Krieger estava acompanhado dos cônsules Charles Schmidt (Brasília) e Karin Schwinden (Santa Catarina), do adido econômico Felipe Diniz e da conselheira Política e Cultural Nádia Mellina. Na visita, ele destacou a importância de Santa Catarina para Luxemburgo. Estima-se que o estado, principalmente na região da Grande Florianópolis, concentra o maior número de descendentes do país no Brasil.
“Santa Catarina é um estado muito importante para os descendentes de Luxemburgo. Especialmente devido aos laços históricos, aos descendentes dos imigrantes que ajudaram a criar o estado, que é um dos mais produtivos e mais eficientes do Brasil. E também devido às relações econômicas com o seu Estado e o potencial que nós temos para cooperação futura”, afirmou Krieger.
O deputado Nilso Berlanda agradeceu a comitiva pela visita e destacou a importância de se estreitar as relações com Luxemburgo. “Trocamos informações com esse país importante, que tem muitos descendentes em Santa Catarina”, comentou.
A deputada Dirce Heiderscheidt é descendente de luxemburgueses e comentou com o embaixador sobre o projeto de lei (PL) de sua autoria, em tramitação na Assembleia, que institui o Dia Estadual do Grão-Ducado de Luxemburgo, a ser celebrado anualmente em 23 de junho, que é o Dia Nacional de Luxemburgo. O PL 350/2020 está sob análise da Comissão de Relações Internacionais da Alesc.
Moacir Sopelsa apresentou os principais indicadores de Santa Catarina aos visitantes. Já Rudinei Floriano destacou a importância do contato entre o Estado e os luxemburgueses.
O Grão-Ducado de Luxemburgo é um pequeno país da União Europeia, situado entre França, Bélgica e Alemanha, cujo território equivale à metade da área do Distrito Federal. Conta com pouco mais de 610 mil habitantes, quase a mesma população de Joinville, a cidade mais populosa de Santa Catarina.
(Com informações de Gicieli Dalpiaz, da TVAL)