Embaixador de Luxemburgo faz visita institucional à Assembleia
O embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo, Carlo Krieger, acompanhado do Cônsul Geral em São Paulo, Jan Eichbaum, foi recepcionado, em visita protocolar, no gabinete da Presidência, pela deputada Dirce Heiderscheidt (MDB).
Localizado entre a Bélgica, França e Alemanha, Luxemburgo conta com uma população de pouco mais de 500 mil habitantes e Krieger é o primeiro embaixador do país no Brasil, sendo nomeado em 1º de março de 2017. O diplomata informou que a economia do grão-ducado é baseada na alta tecnologia, com investimentos no setor do aço em Minas Gerais.
Consulado
Além do embaixador, o corpo diplomático de Luxemburgo conta com quatro cônsulês honorários. "Enquanto a embaixada cuida das relações internacionais e dos investimentos no Brasil, nós cuidamos dos passaportes, da cidadania, dos descendentes de luxemburgueses que moram aqui."
Neste aspecto, a deputada Dirce lembrou que em Santa Catarina há em torno de três mil pessoas que têm a descendência. "Aproveito a oportunidade para solicitar que o nosso estado tenha um consulado para atender as famílias descendentes de luxemburgueses."
A parlamentar informou aos presentes que Hiderscheidt é o nome de um vilarejo naquele país.
Histórico de imigração
Durante a visita, Rudinei Hiderscheidt, cunhado da parlamentar, apresentou o certificado de dupla cidadania ao embaixador e a história do imigrante Andreas Hiderscheit. "Andreas nasceu em 1838 e, em 6 de abril de 1863, chegou ao Rio de Janeiro, numa viagem de navio que, à época, durava 90 dias. Foi designado para vir a Santa Catarina e aqui chegou em 16 de abril do mesmo ano. Era filho de Peter e Suzana Ackermann e se casou com Theresia Reuter, filha de Joh Reuter e Ana Maria Karé."
Agência AL