Embaixador da Itália faz visita informal ao Parlamento catarinense
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebeu na tarde desta terça-feira (28) a visita do embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini. Recepcionado pelo presidente da Casa, deputado Silvio Dreveck (PP), o diplomata aproveitou o encontro para conversar sobre o intercâmbio entre o estado catarinense e a Itália. Em sua visita ao estado, cumpre uma agenda com passagem pelo poderes Executivo e Legislativo, Prefeitura de Florianópolis, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), entre outras empresas e colônias italianas em território catarinense.
Em visita informal, para conhecer de perto as demandas dos ítalo-brasileiros, Bernardini enfatizou que sua prioridade era aproximar-se da comunidade, para depois então reunir-se oficialmente com autoridades locais.
Na ocasião, o diplomata destacou as parcerias entre a Itália e Santa Catarina, estado em que é muito forte a presença das comunidades italianas. "Além da questão cultural temos parcerias entres as universidades catarinenses e italianas. Essa é uma parceria que sempre visa fortalecer os negócios e paralelamente as relações econômicas, uma vez que temos uma boa presença de empresas brasileiras na Itália."
Silvio Dreveck lembrou da presença marcante dos colonizadores italianos no Brasil, em especial Santa Catarina. "Temos vários empreendimentos no estado, na indústria e no comércio, bem como na cultura, oriundos das colônias italianas. Assim como a fabricação dos vinhos, que agrega qualidade para competir no mercado internacional." Segundo o parlamentar, a visita vem fortalecer os negócios e os laços culturais.
O embaixador
Antonio Bernardini assumiu a função em 2016, sucedendo Raffaele Trombetta, com a promessa de fazer mais e melhor na intensificação do diálogo entre governos, parlamentos e instituições públicas, além de incrementar a oferta cultural italiana e o aprofundamento da colaboração econômica e turística, em ambas as direções, na melhoria dos serviços consulares destinados a milhares de concidadãos que vivem no Brasil.
Sala de Imprensa